UN Global Compact Network Portugal

TGE Portugal | Vieira de Almeida & Associados

 A diversidade e a igualdade de oportunidades são pilares fundamentais no ADN da Vieira de Almeida & Associados (VdA).

Acreditamos que o sucesso de uma organização depende substancialmente do capital humano que a constitui e, como tal, estamos fortemente comprometidos, enquanto Firma, em criar políticas internas de não discriminação, implementar iniciativas promotoras do desenvolvimento dos advogados e colaboradores que integram a equipa da VdA e adotar estratégias que incentivem a partilha de processos de tomada de decisão, a comunicação como ferramenta-chave para o sucesso do trabalho em equipa e a colaboração vertical.

A adesão da VdA ao Target Gender Equality surge da vontade de aprofundar o compromisso da Firma com a diversidade e a inclusão, reforçando a cultura de reconhecimento da igualdade de género como pilar de desenvolvimento e de sustentabilidade.

Margarida Couto, Partner, Vieira de Almeida & Associados

 

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TGE Portugal | Scoop - Scorecode Têxteis

Eu acredito que a igualdade de género tem de ser um objetivo empresarial e uma oportunidade para todos. Nós queremos incluir homens e mulheres e discutir o modo como a desigualdade de género impacta as suas vidas. Queremos criar uma cultura inclusiva e atribuir-lhe uma posição de destaque. Eu estou empenhada em agir e, através de um local de trabalho com diversidade e igualdade de oportunidades, criar awareness e estimular o nosso crescimento económico. A desigualdade entre géneros afeta as pessoas e condiciona as economias.

Mafalda Pinto, CEO, Scoop - Scorecode Texteis

 

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TGE Portugal | REN - Redes Energéticas Nacionais

Uma cultura de diversidade e igualdade é fundamental para uma empresa mais criativa e mais produtiva, e para uma sociedade mais justa. Assim, a Igualdade de Género é um tema que a REN tem acompanhado com especial atenção. Num setor tipicamente masculino, em que o talento nas áreas da engenharia e tecnologia é altamente disputado, iniciámos em 2014, um conjunto de boas práticas que visam promover de forma integrada a igualdade, a diversidade e inclusão.

O nosso Plano para a Igualdade de Género assenta em 3 eixos de atuação que servem como princípios orientadores da promoção da igualdade de género: a Comunicação e Sensibilização Interna, as Políticas de Gestão de Recursos Humanos e as Medidas Externas direcionadas aos nossos stakeholders. Fruto deste trabalho, a proporção de mulheres tem vindo a crescer nos últimos 5 anos, e estamos, atualmente, entre as empresas líderes na representação feminina em cargos de Direção no sector da energia. A população feminina na REN tem vindo a aumentar, representando 25% em média nos últimos 3 anos e atingiu já 33% nos cargos de Direção.

Sabemos que este é um caminho de perseverança, motivo pelo qual pretendemos ter um papel relevante e consistente na consciencialização deste tema. A título de exemplo, ao nível da sensibilização, destaco o trabalho que temos vindo a fazer junto das jovens estudantes que decidem enveredar pelas áreas das tecnologias e engenharias, onde estão sub-representadas, contribuindo dessa forma, para impulsionar a sociedade no seu todo.

Rodrigo Costa, Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, REN - Redes Energéticas Nacionais

 

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TGE Portugal | NOS

 A NOS, enquanto agente ativo na sociedade, assume o compromisso ético de promover a diversidade enquanto valor fundamental, com vista a reforçar o compromisso com a meritocracia em todos os processos e procedimentos internos.

Mais do que assegurar a igualdade de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para todos, acreditamos que a diversidade e inclusão impactam positivamente a organização, tanto nos resultados quanto no bem-estar e satisfação dos colaboradores, parceiros e clientes, ajudando-nos a crescer em inovação, trabalho em equipa e predisposição para a mudança.

Para o sucesso da implementação desta visão, baseamos a nossa atuação em modelos e políticas de gestão de pessoas que permitem responder de forma efetiva aos princípios e valores que regem a nossa atuação - respeito pela diversidade, direitos de cada pessoa e não discriminação -, e que valorizam uma força de trabalho equilibrada, não apenas no que se refere ao género ou idade, mas também no que diz respeito às origens, experiências de vida e formas de pensar. É desta conjugação e partilha que nasce a criação de valor e se consolida uma empresa e marca NOS forte, alicerçada nas suas pessoas.

A recente adesão ao programa Target Gender Equality das Nações Unidas, e a subscrição da Carta Portuguesa para a Diversidade, são exemplos de iniciativas que demonstram o nível de ambição e excelência que a NOS pretende alcançar nestas matérias, ao mesmo tempo que fortalecem a sua contribuição para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 “Igualdade de Género”.

Ana Paula Marques, Vice-Presidente da Comissão Executiva, NOS

 

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TGE Portugal | Lidl Portugal

 No Lidl Portugal, temos três vetores primordiais que definem a progressão de carreira: meritocracia, valores e atitude. Não há diferenciação de género e todos usufruem das mesmas oportunidades e benefícios. Identificamos o potencial através de valores, tais como a humildade e a integridade, mas também a capacidade de entusiasmar as equipas e a determinação necessária para tomar decisões que gerem valor. A eficiência e a capacidade de pensar além do evidente, são também decisivos. Com estes valores como premissa, promovemos a igualdade de género, em todos os níveis da tomada de decisão. Por todos estes motivos, tornámo-nos signatários dos Women’s Empowerment Principles e unimo-nos ao Target Gender Equality para definir e alcançar metas ambiciosas para a representação e liderança das mulheres nas empresas. Contamos com uma maior percentagem de mulheres (55%), comparativamente à percentagem de colaboradores homens (45%). Prezamos a paridade salarial e uma cultura empresarial justa.

Maria Roman, Administradora de RH, Lidl Portugal

 

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