UN Global Compact

O United Nations Global Compact é uma iniciativa na área da cidadania empresarial, que teve a sua origem numa proposta do anterior Secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em 2000. Assenta em dez Princípios fundamentais, sobre as áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa promover o compromisso público e voluntário das empresas em cumpri-los.

Os seus dez Princípios baseiam-se em declarações universalmente aceites, nomeadamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho relativa aos princípios e Direitos Fundamentais e a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento. O Global Compact tem um caráter puramente voluntário e centrado no diálogo e na aprendizagem. Procura concretizar os seus Princípios no seio de organizações de todo o mundo.

Como forma de demonstração da sua concordância face aos Princípios UNGC, as empresas elaboram e publicam anualmente a sua Communication on Progress (COP), um relatório onde divulgam as suas atividades em prol destes princípios, o que se torna bastante útil na partilha de boas práticas e políticas entre os subscritores.

Hoje, o UNGC é um vasto movimento que conta já com milhares de empresas subscritoras em todo o mundo, organizadas em redes localizadas. Trabalhando em conjunto com outras agências da ONU, o UNGC contribui para a sustentabilidade, ao estimular e reconhecer boas práticas e politicas passíveis de ser aplicadas. É um agende ativo ao nível da responsabilidade social, na promoção do diálogo e da cooperação multistakeholder.

Conheça melhor o United Nations Global Compact.