ALIANÇA ODS PORTUGAL

A ALIANÇA ODS PORTUGAL é uma plataforma multistakeholder, capaz de organizar os seus membros consoante os ODS e metas que pretendem trabalhar, selecionadas através de um formulário, de forma a promover pontes de diálogo e cooperação, como advoga o ODS17, assim como criar bases sustentáveis para o desenvolvimento de parcerias e a criação de projetos, programas e ações. 

Da mesma forma, a ALIANÇA pretende promover e divulgar iniciativas bem-sucedidas, possibilitando a aprendizagem horizontal e o reconhecimento internacional das iniciativas portuguesas, permitindo desta forma que sejam inseridos na ALIANÇA ODS PORTUGAL projetos já existentes. 

A iniciativa, presidida por Mário Parra da Silva, encontra-se, atualmente, numa fase avançada de materialização com convites realizados e aceites por diversas organizações. Do Conselho Superior de Honra, presidido pelo Dr. Carlos Monjardino, fazem parte Dr. Jorge Sampaio, Prof. Freitas do Amaral, Prof. Carlos Zorrinho, Eng. António Guterres, entre outras personalidades portuguesas. 

A ALIANÇA não dispõe de personalidade jurídica, sendo coordenada e representada pela UN Global Compact Network Portugal. A iniciativa não detém quotas obrigatórias, contudo procurará obter contribuições voluntárias das entidades que não sejam membros da UN GCNP.