Aliança ODS

O que é a Aliança

Em Setembro de 2015, com a aprovação da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, o United Nations Global Compact (UNGC) e a rede portuguesa United Nations Global Compact Network Portugal (UN GCNP) ficaram mandatados para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a realização dos ODS, sem exceção, já que para todos se espera o contributo de Empresas e Organizações Empresariais. 

É, assim, seu dever, na sequência do ODS 17, criar oportunidades de diálogo multistakeholder, de modo a proporcionar às Empresas uma melhor visão das expectativas das suas partes interessadas.

Objetivo 17: Parcerias para a Implementação dos Objetivos

As parcerias multissetoriais

17.16 Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e partilhem conhecimento, perícia, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento.

17.17 Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.

O United Nations Global Compact Network Portugal, como resposta ao mandato recebido e com o apoio da sede do UNGC em Nova Iorque, criou a ALIANÇA ODS PORTUGAL.

A ALIANÇA ODS PORTUGAL é uma plataforma multistakeholder, capaz de organizar os seus membros consoante os ODS e metas que pretendem trabalhar, selecionadas através de um formulário, de forma a promover pontes de diálogo e cooperação, como advoga o ODS17, assim como criar bases sustentáveis para o desenvolvimento de parcerias e a criação de projetos, programas e ações. 

Da mesma forma, a ALIANÇA pretende promover e divulgar iniciativas bem-sucedidas, possibilitando a aprendizagem horizontal e o reconhecimento internacional das iniciativas portuguesas, permitindo desta forma que sejam inseridos na ALIANÇA ODS PORTUGAL projetos já existentes. 

A ALIANÇA dará uma especial atenção às orientações e guias oriundos da Organização das Nações Unidas, ISO, OCDE, OIT, OMS e outros organismos internacionais, bem como às diretivas e orientações emanadas da União Europeia que tenham consequências na atividade e deveres de relatório das Empresas. 

A ALIANÇA não dispõe de personalidade jurídica, sendo coordenada e representada pela UN Global Compact Network Portugal. A iniciativa não detém quotas obrigatórias, contudo procurará obter contribuições voluntárias das entidades que não sejam membros da UN GCNP.