José Osório

José Severino de Sousa Osório é Engenheiro Electrotécnico (ramo de Sistemas de Potência), com mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computação (1995), ambas qualificações do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa. No âmbito do Programa de Doutoramento conjunto UL/UNL em "Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável", concluiu o ano curricular seguido de aprovação do projeto de tese, para o qual iniciou o seu trabalho de investigação em “Demand Response” em Sistemas de Energia Elétrica.

Profissionalmente, começou o seu trabalho em Redes de Energia Eléctrica como Engenheiro da Sala de Controlo do Despacho Nacional em Portugal, de seguida mudou-se para o Planeamento de Operações de Curto e Médio Prazo da REN- Rede Eléctrica Nacional, SA, que na altura assumia o papel de Comprador Único para o Sistema Eléctrico Público do território continental português. Mais tarde, passou para o Mercado de Energia Elétrica atuando no Mercado Ibérico (MIBEL), então nascente, por conta do Comprador Único português. Nos últimos anos, trabalhou no acesso à Rede de Transporte de projetos de Energia Renovável e Cogeração. Passou em 2011 a trabalhar no Planeamento da Rede, na REN.

É autor de artigos sobre Demand Side Response e integração de energia renovável em Sistemas de Energia Eléctrica, tendo neste quadro participado no debate europeu, no seio da ENTSO-E (European Network of Transmission System Operators for Electricity) e contribuido para a construção de posições desta organização. Ainda neste âmbito, deslocou-se aos Estados Unidos onde participou durante o semestre de Inverno do ano letivo 2015-2016, como investigador visitante, no programa Special Focus on Energy and Algorithms, do Centro de Investigação DIMACS (Center for Discrete Mathematics and Computer Science) da Rutgers University.

Mantém-se atualmente interveniente no debate e investigação sobre a promoção do Desenvolvimento Sustentável, combate às Alterações Climáticas e transição para Sistemas de Energia Sustentáveis. Desde 2016 é Investigador Colaborador do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia).

Diana Soeiro

Diana Soeiro. Licenciatura em Filosofia, variante de História das Ideias, Universidade Nova de Lisboa (UNL), 2004. Tendo completado o seu primeiro ano de Mestrado em Filosofia, ramo de Estética, na mesma universidade, foi convidada a transitar o seu projecto para Doutoramento, tendo concluído a sua tese em 2011 sobre a importância da luz e da cor, em particular, em ambientes de prestação de cuidados médicos, com o apoio do Ministério da Saúde, Direcção-Geral das Instalações e Equipamentos de Saúde. Foi assistente de investigação no Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA-UNL), entre 2009 e 2011. Desde 2011 que ensina regularmente disciplinas de Mestrado, em Português e Inglês, que cruzam temas de Filosofia, Arquitectura e Urbanismo e, Política. Tem por interesses gerais de investigação: Estética e Ontologia e, Filosofia do Espaço; por interesses específicos: Arquitectura e Urbanismo, Smart Cities, Saúde Ambiental e, Economia e Políticas Públicas. Actualmente, desenvolve actividade enquanto investigadora e docente; é Membro Integrado do IFILNOVA-UNL, desde 2012, na área da Filosofia; Membro Colaborador do Laboratório da Cor (Universidade de Lisboa) desde 2007 e; candidata ao Mestrado de Economia e Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa (Portugal). 

Cátia Rosas

Cátia Rosas, licenciada em Engenheira do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, é vogal da Junta de Freguesia de Olivais com o pelouro do Ambiente e Conselheira do Ministério do Ambiente para a Igualdade. Coordenou a organização da iniciativa “Água Igual para [email protected]” no Ministério do Ambiente (2017) e trabalhou durante 12 anos no sector cooperativo agrícola.

Ao nível do seu pelouro na Junta de Freguesia de Olivais, tem vindo a coordenar várias iniciativas em torno dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, para diferentes públicos-alvo.

Tem praticado ao longo dos anos voluntariado em matérias de ambiente, com diferentes organizações não-governamentais. Interessa-se também por matérias referentes a economia social, igualdade de género e direitos humanos.  

Fernando Seabra

Doutor em Gestão (Universidade de Évora), Mestre em Ciências Empresariais (ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE).

Professor Adjunto do ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.

Pró-presidente, do ISCAL, para a área da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Membro efetivo da Ordem dos Economistas – Colégio Especialidade: Economia e Gestão Empresariais.

Representa o ISCAL na Comisión de Responsabilidad Social Corporativa de AECA (Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas - Madrid); na Comissão Técnica de Responsabilidade Social - CT 164 e Comissão Técnica de Ética - CT 165 no âmbito do Organismo de Normalização Sectorial - APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial; na Rede RSO PT e Grupo de Trabalho Observatório; no Projeto Uni. Network do GRACE e na Rede da Carta Portuguesa para a Diversidade.

Autor/coautor de diversas comunicações, artigos e capítulos de livros tem participado também na organização de livros e de conferências e encontros. Participa na organização do congresso “CRIARS - Congresso Ibero - Americano de Responsabilidade Social” (três edições) e na organização do “Encontro Ibérico sobre o Ensino da Ética e da Responsabilidade Social e das Práticas de Responsabilidade Social no Ensino Superior” (duas edições - organização da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve - ESGHT, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - ISCAL e da Universidade de Jaén).

Tem colaborado com diversas instituições de ensino superior, participando em júris de provas académicas ou em palestras/cursos breves e com regularidade integra a comissão científica de eventos científicos.

Tem colaborado como membro do Comité Científico do “Taller de Doctorandos en Ética Empresarial, RSE y Sostenibilidad” (organização da Cátedra de Ética Económica y Empresarial da Universidad Pontificia Comillas - Madrid).

Colabora e participa em diversos projetos e iniciativas no âmbito do tema responsabilidade social.

Tem integrado júris de iniciativas na área da responsabilidade social/sustentabilidade: Reconhecimento Práticas RS (iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial) e Comissão Técnica 2014 do Programa Benchmarking Brasil.