Maria Luísa Silva

Maria Luísa Silva é consultora, formadora, docente universitária e investigadora nas áreas da sustentabilidade, comunicação estratégica, empreendedorismo e gestão de pessoas.

Economista inscrita como membro efetivo na Ordem dos Economistas no colégio da especialidade em Economia e Gestão Empresariais com a cédula profissional n.º 10467, tem licenciatura em Economia e Mestrado em Gestão, área de especialização em Recursos Humanos, Pós-graduação em Gestão pelo Valor e em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na perspetiva das Comunidades Europeias.

Aguarda a defesa da sua tese de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento.

Carlos Alberto Coelho Teles Cupeto

Professor Auxiliar no Departamento de Geociências da Universidade de Évora.

É licenciado em Geologia Económica e Aplicada e Mestre em Geologia Aplicada e do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Doutorado em Geologia pela Universidade de Évora.

Tem diversas publicações e projetos na área da Sustentabilidade.

Elza Pais

Habilitações literárias:
  • Licenciatura em Sociologia;
  • Mestrado em Sociologia;
  • Frequência de Doutoramento em Sociologia.
Profissão:
  • Socióloga - Docente Universitária / Investigadora;
  • Cargos que desempenha;
  • Investigadora no Centro de Estudo Sociais (CES.Nova),da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - FCSH-UNL.
Cargos exercidos:
  • Secretária de Estado da Igualdade no XVIII Governo Constitucional;
  • Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG);
  • Docente na Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa;
  • Coordenadora Nacional do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (2007);
  • Presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência;
  • Alta Comissária do Projecto Vida;
  • Coordenadora da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica.
Obras Publicadas:
  • Homicídio Conjugal em Portugal - Rupturas Violentas da Conjugalidade, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2010 (2ª edição, revista e actualizada);
  • Uma Década pela Igualdade e contra a Violência de Género - Fragmentos do Discurso Político, Edições Esgotadas, 2015;
  • Violência contra as Mulheres, Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres - CIDM, 1997 (co-autoria).
Comissões Parlamentares a que pertence:
  • Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias;
  • Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto [Suplente];
  • Comissão de Saúde [Suplente];
  • Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação.

António Alberto Chambel Gonçalves Pedro

Doutorado em Geologia (Especialidade em Hidrogeologia) pela Universidade de Évora. É atualmente Professor Auxiliar do Departamento de Geociências da Universidade de Évora. Professor ERASMUS nas Universidades de Praga (República Checa), Huelva (Espanha) e La Sapienza de Roma (Itália), professor em Mestrados na Universidade de San Salvador (El Salvador), na Universidade Pontifícia S. Francisco Xavier, em Sucre (Bolívia) e no Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) em Maputo (Moçambique) e investigador no Instituto de ciências da Terra (ICT), em Portugal. É um especialista em geologia e águas subterrâneas.

É atualmente Presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH), membro da Comissão Técnica dos Hidrogeólogos Sem Fronteiras (HWB), membro suplente do Conselho Fiscal da Associação Latino-Americana de Hidrologia Subterrânea para o Desenvolvimento (ALHSUD) e membro da direção do Núcleo Regional do Sul da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH-NRS). Tem sido consultor e formador pela UNESCO em ações relacionadas com a legislação mundial dos aquíferos transfronteiriços e com os ecossistemas dependentes de águas subterrâneas e tem organizado conferências internacionais sobre a temática da água subterrânea em várias partes do Mundo (Turquia, África do Sul, Marrocos, França, etc.). Tem igualmente apresentado várias conferências a convite em muitos congressos e outros eventos internacionais.

Como Presidente da IAH, representa a Associação em muitas reuniões e instituições internacionais, como a UNESCO-IHP, a UN-Water, a UN-ECE, estando representado no Conselho Mundial da Água (WWC), na Rede Internacional dos Organismos de Bacia (INBO) e em muitos outros, nomeadamente em reuniões de definição dos indicadores para os ODS.

Autor de mais de 100 publicações nacionais e internacionais. Coordenou no Alentejo o Projeto “Estudo dos Recursos Hídricos do Alentejo (ERHSA), entre 1997 e 2001, e terminou recentemente a coordenação científica do Projeto “Estudo de Zonas de Complexidade Hidrogeológica”, abrangendo as províncias ente Maputo e Manica, no sul de Moçambique.

Verónica Ribeiro

Doutora em Contabilidade (Universidade de Santiago de Compostela), com a tese “La Gestión Medioambiental en las Entidades Públicas Portuguesas una Perspectiva Contable”. Mestre em Contabilidade e Administração (Universidade do Minho) e Licenciada em Gestão de Empresas Universidade do Minho).

Diretora da Escola Superior de Gestão do IPCA. Membro integrado do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, na linha de investigação da Contabilidade e Responsabilidade Social. 

Autora/coautora de diversas comunicações em congressos e conferências nacionais e internacionais, de artigos publicados em revistas cientificas e de capítulos de livros. A investigação realizada tem particular enfoque na área da Contabilidade ambiental e responsabilidade social no setor público.

Tem colaborado com outras instituições de ensino superior, participando em júris de provas académicas e integra a comissão científica de várias revistas e conferências. 

Participou na organização da Portuguese CSEAR conference – Gecamb 2016, na área da Contabilidade social e ambiental,  e é membro da comissão organizadora da SRRNet Conference 2018- 18th International Conference on Corporate Social Responsibility e 9th Organizational Governance Conference, a organizar pelo CICF em setembro de 2019. 

É uma das co-autores do trabalho premiado pela Emerald Literati Awards for Excellence- 2017: Outstanding Author Contributions for the chapter “Determinants of Sustainability e-reporting in Portuguese municipalities: an institutional and legitimacy theoretical framework”.