Maria Luísa Silva
Maria Luísa Silva é consultora, formadora, docente universitária e investigadora nas áreas da sustentabilidade, comunicação estratégica, empreendedorismo e gestão de pessoas.
Economista inscrita como membro efetivo na Ordem dos Economistas no colégio da especialidade em Economia e Gestão Empresariais com a cédula profissional n.º 10467, tem licenciatura em Economia e Mestrado em Gestão, área de especialização em Recursos Humanos, Pós-graduação em Gestão pelo Valor e em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na perspetiva das Comunidades Europeias.
Aguarda a defesa da sua tese de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento.
Carlos Alberto Coelho Teles Cupeto
Professor Auxiliar no Departamento de Geociências da Universidade de Évora.
É licenciado em Geologia Económica e Aplicada e Mestre em Geologia Aplicada e do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Doutorado em Geologia pela Universidade de Évora.
Tem diversas publicações e projetos na área da Sustentabilidade.
Elza Pais
- Licenciatura em Sociologia;
- Mestrado em Sociologia;
- Frequência de Doutoramento em Sociologia.
- Socióloga - Docente Universitária / Investigadora;
- Cargos que desempenha;
- Investigadora no Centro de Estudo Sociais (CES.Nova),da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - FCSH-UNL.
- Secretária de Estado da Igualdade no XVIII Governo Constitucional;
- Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG);
- Docente na Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa;
- Coordenadora Nacional do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (2007);
- Presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência;
- Alta Comissária do Projecto Vida;
- Coordenadora da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica.
- Homicídio Conjugal em Portugal - Rupturas Violentas da Conjugalidade, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2010 (2ª edição, revista e actualizada);
- Uma Década pela Igualdade e contra a Violência de Género - Fragmentos do Discurso Político, Edições Esgotadas, 2015;
- Violência contra as Mulheres, Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres - CIDM, 1997 (co-autoria).
- Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias;
- Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto [Suplente];
- Comissão de Saúde [Suplente];
- Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação.
António Alberto Chambel Gonçalves Pedro
Doutorado em Geologia (Especialidade em Hidrogeologia) pela Universidade de Évora. É atualmente Professor Auxiliar do Departamento de Geociências da Universidade de Évora. Professor ERASMUS nas Universidades de Praga (República Checa), Huelva (Espanha) e La Sapienza de Roma (Itália), professor em Mestrados na Universidade de San Salvador (El Salvador), na Universidade Pontifícia S. Francisco Xavier, em Sucre (Bolívia) e no Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) em Maputo (Moçambique) e investigador no Instituto de ciências da Terra (ICT), em Portugal. É um especialista em geologia e águas subterrâneas.
É atualmente Presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH), membro da Comissão Técnica dos Hidrogeólogos Sem Fronteiras (HWB), membro suplente do Conselho Fiscal da Associação Latino-Americana de Hidrologia Subterrânea para o Desenvolvimento (ALHSUD) e membro da direção do Núcleo Regional do Sul da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH-NRS). Tem sido consultor e formador pela UNESCO em ações relacionadas com a legislação mundial dos aquíferos transfronteiriços e com os ecossistemas dependentes de águas subterrâneas e tem organizado conferências internacionais sobre a temática da água subterrânea em várias partes do Mundo (Turquia, África do Sul, Marrocos, França, etc.). Tem igualmente apresentado várias conferências a convite em muitos congressos e outros eventos internacionais.
Como Presidente da IAH, representa a Associação em muitas reuniões e instituições internacionais, como a UNESCO-IHP, a UN-Water, a UN-ECE, estando representado no Conselho Mundial da Água (WWC), na Rede Internacional dos Organismos de Bacia (INBO) e em muitos outros, nomeadamente em reuniões de definição dos indicadores para os ODS.
Autor de mais de 100 publicações nacionais e internacionais. Coordenou no Alentejo o Projeto “Estudo dos Recursos Hídricos do Alentejo (ERHSA), entre 1997 e 2001, e terminou recentemente a coordenação científica do Projeto “Estudo de Zonas de Complexidade Hidrogeológica”, abrangendo as províncias ente Maputo e Manica, no sul de Moçambique.
Verónica Ribeiro
Doutora em Contabilidade (Universidade de Santiago de Compostela), com a tese “La Gestión Medioambiental en las Entidades Públicas Portuguesas una Perspectiva Contable”. Mestre em Contabilidade e Administração (Universidade do Minho) e Licenciada em Gestão de Empresas Universidade do Minho).
Diretora da Escola Superior de Gestão do IPCA. Membro integrado do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, na linha de investigação da Contabilidade e Responsabilidade Social.
Autora/coautora de diversas comunicações em congressos e conferências nacionais e internacionais, de artigos publicados em revistas cientificas e de capítulos de livros. A investigação realizada tem particular enfoque na área da Contabilidade ambiental e responsabilidade social no setor público.
Tem colaborado com outras instituições de ensino superior, participando em júris de provas académicas e integra a comissão científica de várias revistas e conferências.
Participou na organização da Portuguese CSEAR conference – Gecamb 2016, na área da Contabilidade social e ambiental, e é membro da comissão organizadora da SRRNet Conference 2018- 18th International Conference on Corporate Social Responsibility e 9th Organizational Governance Conference, a organizar pelo CICF em setembro de 2019.
É uma das co-autores do trabalho premiado pela Emerald Literati Awards for Excellence- 2017: Outstanding Author Contributions for the chapter “Determinants of Sustainability e-reporting in Portuguese municipalities: an institutional and legitimacy theoretical framework”.