Ana Cristina Pardal Garcia

Ana Cristina Garcia, médica especialista em Saúde Pública, detentora da competência de gestão de serviços de saúde pela Ordem dos Médicos, encontra-se a exercer no Departamento de Epidemiologia (Unidade de Investigação em Serviços e Políticas de Saúde) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Ministério da Saúde (Portugal). No INSA, é ainda membro da Comissão de Ética para a Saúde. Integra a Coordenação Técnica da Estratégia e do Plano Nacional de Saúde, na dependência da Direção-Geral da Saúde, em Lisboa.

É membro da Direção do Colégio da Especialidade de Saúde Pública, representando essa Direção na Secção de Medicina de Saúde Pública da UEMS (Union Européenne des Médecins Spécialistes - União Europeia dos Médicos Especialistas).

No Curso de Doutoramento em Saúde Internacional – especialidade em Políticas de Saúde e Desenvolvimento -, que se encontra a frequentar no Instituto de Higiene e Medicina Tropical-Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL), pretende defender a tese de tema “Planeamento estratégico em saúde no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

É membro do centro de investigação Global Health and Tropical Medicine (GHTM) do IHMT-UNL.

Exerceu funções na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., inicialmente na Sub-Região de Saúde de Setúbal, como Diretora de Serviços de Saúde e como Coordenadora do Gabinete de Estudos e Avaliação. Posteriormente, esteve colocada no Agrupamento de Centros de Saúde de Almada, como vogal do Conselho Clínico e coordenadora do Gabinete de Gestão da Informação/Unidade de Apoio à Gestão, e no Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, onde foi responsável pela área funcional de Informação e Planeamento em Saúde na Unidade de Saúde Pública, e pela vertente de Investigação no Núcleo de Formação e Investigação.

Leciona em cursos de formação profissionalizante nas universidades e nos serviços de saúde, em Portugal e em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nas áreas de: saúde pública, planeamento em saúde, demografia, desenvolvimento sustentável, epidemiologia e investigação em saúde.

Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação em Saúde Pública, sendo autora de diversas publicações científicas e técnicas.