Clara Patrícia Costa Raposo

Presidente do ISEG Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa, onde é Professora Catedrática de Finanças no Departamento de Gestão desde 2010.

Exerceu funções de Responsável pela área científica de Finanças no Departamento de Gestão, de Coordenadora do Mestrado em Finanças e de Coordenadora da Pós-Graduação em Análise Financeira no ISEG. Foi Professora Associada com Agregação em Finanças, Professora Associada e Professora Auxiliar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2000-2010), University Lecturer of Finance na Said Business School da University of Oxford (1998-2000), Tutorial Fellow of Management no College St. Edmund Hall da University of Oxford (1998-2000) e
Assistente Estagiária na Nova SBE (1992-1993).

Obteve o doutoramento em Finanças (PhD) pela London Business School (1998), o mestrado em Economia no Queen Mary & Westfield College da University of London (1994) e a licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1992), tendo recebido diversos prémios escolares como melhor aluna da licenciatura (Prémio Banco de Portugal), melhor aluna de Econometria (Prémio APS – Associação Portuguesa de Seguradores) e melhor aluna de Estatística I e II (Prémio Companhia de Seguros O Trabalho). Foi bolseira da JNICT/FCT e da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1993 e 1998.

As suas áreas de expertise são finanças empresariais e corporate governance, tendo publicado o seu trabalho de investigação nas mais revistas académicas da área de Finanças, como The Journal of Finance e Journal of Financial Economics. A sua tese de doutoramento ganhou o Dimitris N. Chorafas Foundation Award em 1997 e em 2008 recebeu o Egon Zehnder International Prize para melhor working paper do European Corporate Governance Institute.

Integrou diversas equipas de investigação em projetos financiados pela FCT, tendo desempenhado a função de Investigadora Principal em projetos conjuntos com a Nova, a Católica e o ISCTE. É investigadora Responsável de um projeto de investigação sobre certificação de PMEs e sua relação com o sistema bancário, financiado pela FCT e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Preside ao Painel de Economia e Gestão da FCT para o concurso de Bolsas de Doutoramento e de Renovação de Bolsas Pós-doc. Foi organizadora e membro da comissão científica de diversas conferências internacionais. Possui extensa experiência de ensino a nível de licenciatura, mestrado, doutoramento e formação de executivos, sendo detentora de diversas menções honrosas e prémios de melhor docente, quer no ISCTE quer no ISEG, o mais recente dos quais como Melhor Professor do ano em 2017 no ISEG.

É administradora independente não executiva da Interbolsa e membro da Direção do IPCG (Instituto Português de Corporate Governance) para o triénio 2019-2021.Foi eleita Sócia-Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa a 30 de maio de 2019. Tem particular interesse na organização de investigação e ensino – a todos os níveis – que promovam os Grandes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.