Verónica Ribeiro

Doutora em Contabilidade (Universidade de Santiago de Compostela), com a tese “La Gestión Medioambiental en las Entidades Públicas Portuguesas una Perspectiva Contable”. Mestre em Contabilidade e Administração (Universidade do Minho) e Licenciada em Gestão de Empresas Universidade do Minho).

Diretora da Escola Superior de Gestão do IPCA. Membro integrado do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, na linha de investigação da Contabilidade e Responsabilidade Social. 

Autora/coautora de diversas comunicações em congressos e conferências nacionais e internacionais, de artigos publicados em revistas cientificas e de capítulos de livros. A investigação realizada tem particular enfoque na área da Contabilidade ambiental e responsabilidade social no setor público.

Tem colaborado com outras instituições de ensino superior, participando em júris de provas académicas e integra a comissão científica de várias revistas e conferências. 

Participou na organização da Portuguese CSEAR conference – Gecamb 2016, na área da Contabilidade social e ambiental,  e é membro da comissão organizadora da SRRNet Conference 2018- 18th International Conference on Corporate Social Responsibility e 9th Organizational Governance Conference, a organizar pelo CICF em setembro de 2019. 

É uma das co-autores do trabalho premiado pela Emerald Literati Awards for Excellence- 2017: Outstanding Author Contributions for the chapter “Determinants of Sustainability e-reporting in Portuguese municipalities: an institutional and legitimacy theoretical framework”.