COPs

Ao aderir ao Global Compact, as empresas assumem o compromisso de apresentar anualmente um relatório sobre as suas atividades no âmbito da sustentabilidade, designado como Communication On Progress (COP).
Este documento informa todas as partes interessadas, (investidores, consumidores, sociedade civil, governo etc.), dos seus esforços de implementação dos dez Princípios do Global Compact no seio da organização.
O COP serve igualmente como suporte e divulgação do Global Compact constituindo-se assim como mais uma ferramenta na prossecução dos objetivos de desenvolvimento das Nações Unidas.

Este documento pretende atingir vários propósitos importantes:

  • Transparência e responsabilização pró-ativa;
  • Melhoria contínua no desempenho da organização;
  • Salvaguarda da integridade do Global Compact e das Nações Unidas;
  • Contributo no desenvolvimento de uma base de informação organizacional que permita a partilha de boas práticas, sua disseminação, promoção do diálogo e aprendizagem.

Para além da publicação do COP no site do Global Compact é igualmente solicitado a todos os participantes empresariais que o partilhem e divulguem junto de todas as suas partes interessadas.Deste modo, este documento torna-se a expressão mais importante do compromisso da organização com o Global Compact assim como o seu empenho e responsabilização para com os dez princípios.

A não emissão anual do COP pelas empresas aderentes implica a mudança de estatuto, podendo em caso de incumprimento, incorrer na sua expulsão do Global Compact.

Não é obrigatória a adoção desta politica (apresentação de COP) a organizações externas ao setor empresarial, contudo esta é uma excelente forma de qualquer organização, independentemente da sua origem, demonstrar o seu compromisso e tem vindo a ser adotada pela maioria dos participantes.

Faça o download do Guia para COP.

Consulte o documento de apoio à Participação de Subsidiárias e Comunicação de Progresso.