Notícias

Evento de boas-vindas aos novos membros Global Compact Network Portugal 2014

Este ano foi a vez do Museu do Oriente abrir as suas portas à sessão de boas-vindas aos novos membros Global Compact Network Portugal (GCNP). Na sala Nova Deli reuniram-se cerca de 40 representantes de organizações que abraçaram os princípios da rede.

Com a abertura marcada para as 14h30m, a sessão iniciou com um discurso do Presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, que sublinhou a importância das empresas participarem em iniciativas como esta e da maior visibilidade pública da aliança que se estabeleceu entre a Fundação e o GCNP.

Mário Parra da Silva, Network Representative GCNP, deu seguimento ao discurso de Monjardino falando aos presentes da “Arquitetura do Envolvimento Empresarial Pós-2015”. Neste ponto destacou a importância do “entendimento comum” em questões relacionadas com “a parceria entre os princípios universais promovidos pelo Global Compact e as estratégias de sustentabilidade empresarial”, bem como a adoção de uma “política de transparência” e do incremento constante de estratégias de envolvimento com as partes interessadas.

Após o discurso cativante de Parra da Silva, seguiu-se o Plano de Atividades para 2014 apresentado por Cláudia Rodrigues, colaboradora da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), que propôs às organizações aderentes a sua participação numa panóplia de programas que visam ser desenvolvidos pela rede local.

Werónica Figueiredo, representante da Jerónimo Martins, e Luísa Nemésio, representante da AMI, deram o seu testemunho enquanto membros da rede e partilharam com a plateia iniciativas bem-sucedidas, este ano relacionadas com as práticas laborais, e planos a longo prazo baseados nos 10 princípios do Global Compact.

Enquanto novos membros da rede, a Associação de Desenvolvimento Local do Minho-Lima, a Caixa Geral de Depósitos e a Macedo Vitorino & Associados deram exemplos concretos de boas práticas implementadas nas suas organizações nas áreas dos Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Anticorrupção.

De destacar também a presença e o discurso de Jacinto Durães, da Universidade Fernando Pessoa, que pretende ser membro do GCNP já em 2014 e que vê na adesão da organização uma mais-valia e uma oportunidade de dinamização.

A entrega dos diplomas aos novos membros da rede ditou o encerramento da sessão, seguindo-se um Porto de Honra no restaurante da Fundação que permitiu uma maior confraternização entre membros da rede e convidados.

Veja aqui as fotos do evento.

Veja aqui a mensagem de boas-vindas de Walid Nagi, Head of Local Networks, United Nations Global Compact.