Notícias

United Nations Global Compact promove a 6ª edição do evento anual dos WEPs

Sob o mote “Igualdade de Género e Desafio de Empregos Globais”, a 6ª edição dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) arrancará em Nova Iorque, no Grande Salão do 3 West Club, já no próximo dia 5 de março.

Durante os dias 5 e 6 de março, vão estar em destaque temáticas como estratégias de negócio e desafios para aumentar as oportunidades e o acesso ao mercado de trabalho para mulheres.

O primeiro dia, a decorrer no 3 West Club, abre com a "WEPs Conversation Series". Esta sessão consistirá em pequenas discussões interativas que irão dar destaque a algumas das plataformas, atividades e oportunidades de envolvimento relacionadas com os WEPs. Estas conversas evidenciarão a forma como as empresas, as organizações internacionais, os académicos e os empresários incrementam os princípios deste programa e como podem ser tidos como exemplos de boas práticas neste sentido. O programa para o dia 5 fechará com a participação dos convidados da sessão na Receção de Abertura conduzida pelos governos da Finlândia, Japão e Nova Zelândia.

O evento principal, no dia 6 de março, que decorrerá na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, compreenderá uma sessão matinal dedicada a um Plenário em que serão discutidos temas relacionados com os desafios globais impostos pelo empoderamento das mulheres no mercado de trabalho e pelos estereótipos criados que impedem a expansão de oportunidades para as mulheres.

Ainda durante a manhã, realizar-se-á pela segunda vez a entrega de prémios “Annual WEPs Leadership Awards”, que homenageia o compromisso dos diretores executivos e presidentes das organizações no âmbito da implementação de práticas de igualdade de género.

Toda a parte da tarde será dedicada à discussão de caminhos e soluções que levem à concretização efetiva do empoderamento da mulher no local de trabalho.

Uma iniciativa liderada pelos WEPs, em parceria com a United Nations Women (UNW) e o United Nations Global Compact (UNGC), que reúne a experiência das principais partes interessadas de empresas, governos e sociedade civil com o intuito de fortalecer as soluções locais e globais. Com mais de 670 subscritores em todo o mundo, os WEPs apresentam-se como um guia fundamental para as empresas na construção de sociedades menos desiguais e potenciadoras de autonomia e de valorização da mulher no local de trabalho, mercado e comunidade.

Neste plano, a rede portuguesa Global Compact Network Portugal desenvolverá, ainda este ano, diversas iniciativas no âmbito do empoderamento das mulheres. O grande objetivo será divulgar o programa do UNGC juntos dos membros locais e fomentar a sua implementação. 

Saiba mais sobre o evento no website dos WEPs.