Notícias

Conferência "Uma Economia Verde num Mundo Azul" decorreu no passado dia 26 de setembro

Decorreu na passada sexta-feira, dia 26 de setembro, a segunda das quatro conferências AMI-Global Compact Network Portugal, este ano com o tema “ Uma Economia Verde num Mundo Azul”.

O tema da conferência deriva do relatório com o mesmo nome, publicado em 2012 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que destaca as potencialidades dos ecossistemas marinhos, no sentido em que estes podem ser mais valorizados e aperfeiçoados, através de atividades como a produção de energias renováveis, do ecoturismo, pesca sustentável, utilização de transportes de eficiência energética e regulação do uso de fertilizantes.

A abertura do evento esteve a cargo de Fernando Nobre, Presidente da AMI, e de Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. A intervenção inaugural ficou a cargo de Helena Vieira, da Faculdade de Ciências de Lisboa.
Seguiu-se uma mesa redonda onde estiveram presentes especialistas da área do ambiente, principalmente do ecossistema marinho, como Aldino Santos Campos, da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Luís Gato, do Instituto Superior Técnico, António Alvarenga, da Agência Portuguesa do Ambiente, e Nuno Sequeira, da Quercus.

Participou ainda na Conferência Julie Church, Fundadora da Ocean Sole, que apresentou um projeto de sucesso no Quénia que procurou solucionar um problema ambiental nas praias do país. A ideia, que acabou por se revelar no sustento de populações pobres do litoral, consiste na recolha de lixo, nomeadamente chinelos, e na sua transformação em peças decorativas.

Intervieram ainda Mário Parra da Silva, Network Representative da Global Compact Network Portugal, e Steve Kenzie, da Global Compact Network UK. Ambos abordaram a importância do United Nations Global Compact para o alcance do desenvolvimento sustentável e gestão de recursos.

O evento juntou representantes de diversos setores da sociedade civil na busca de novas soluções e projetos que possam desenvolver-se no mar como forma de potencializar a nossa plataforma continental.

Mesa redonda na conferência AMI GCNP


Imagem 1: Luís Ribeiro (Visão), António Alvarenga (APA), Luís Gato (IST), Helena Vieira (UL), Nuno Sequeira (Quercus) e Aldino Campos (EMEPC)

 

Network representative na conferência AMI GCNP

Imagem 2: Mário Parra da Silva (Network Representative, Global Compact Network Portugal)