Notícias

GRI, UNGC e WBCSD unidos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Global Reporting Initiative (GRI), o United Nations Global Compact UNGC) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) uniram-se para mobilizar o setor privado para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Esta parceria reúne uma vasta rede de profissionais, bem como a perspetiva de algumas empresas sobre o desenvolvimento sustentável. O objetivo é a criação de um Guia (cuja publicação está prevista para 2015) que irá ajudar as organizações na definição de metas, na avaliação dos seus impactes e no alinhamento das suas estratégias com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O setor privado é, assim, convocado a participar neste esforço importante para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As organizações devem assumir a liderança na promoção da agenda do desenvolvimento sustentável.

O Guia irá apoiar as organizações no alinhamento de estratégias com os ODSs da seguinte forma:

  1. Orientar as organizações em princípios, metodologias e normas já existentes para avaliar e comunicar o seu impacte, relativamente aos ODSs;
  2. Apresentar um conjunto de indicadores que podem ser utilizados pelas organizações para avaliar o impacte em determinados ODSs e as suas respetivas metas;
  3. Fornecer orientação sobre como as organizações podem melhorar os seus objetivos de sustentabilidade, posicioná-los como compromissos e comunicá-los de uma forma significativa e credível.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sustainabledevelopment.un.org.