Notícias

Sessão Pública | Objetivos de Desenvolvimento Sustentátel - Consulta Pública e "Aliança para os ODS"

A Global Compact Network Portugal (GCNP), em coorganização com as restantes Agências da ONU em Portugal, UNRIC e Plataforma Portuguesa das ONGD, encontra-se a organizar a SESSÃO PÚBLICA, subordinada ao tema OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - CONSULTA PÚBLICA E "ALIANÇA PARA OS ODS", que decorrerá no dia 20 de janeiro de 2016 (quarta-feira), entre as 09h00 e as 17h30, no Grande Auditório da CULTURGEST [Rua Arco do Cego, Lisboa].

No período da manhã serão apresentados os ODS e a Consulta Pública por entidades ligadas aos temas, designadamente pelas Agências da ONU em Portugal, Organizações da Sociedade Civil e Comissão Organizadora. O período da tarde, da inteira responsabilidade da GCNP, será dedicado ao lançamento da "Aliança para os ODS".

Em setembro último, foram aprovados por 193 Chefes de Estado nas Nações Unidas, em Nova York, os novos Objetivos Globais, designados por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os 17 Objetivos traçam um caminho ao longo dos próximos 15 anos para acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e proteger o planeta. Os ODS são de natureza global, mas o seu sucesso dependerá da sua implementação nos diferentes países.

O United Nations Global Compact (UNGC) e a rede portuguesa Global Compact Network Portugal (GCNP) têm mandato para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a realização dos ODS, sem exceção, já que para todos se espera o contributo das Empresas e Organizações Empresariais. É assim seu dever, na sequência do ODS 17, criar oportunidades de diálogo "multistakeholder" de modo a proporcionar às Empresas melhor visão das expectativas das suas partes interessadas e reciprocamente.

A GCNP propôs-se criar a "Aliança para os ODS", integrando entidades do Setor Empresarial, Participantes do UN Global Compact e outras, bem como as suas partes interessadas.

A Aliança dará uma especial atenção às orientações e guias oriundos das Nações Unidas, ISO, OCDE, OIT, OMS e outros organismos internacionais, bem como às diretivas e orientações emanadas da União Europeia que tenham consequências na atividade e deveres de relatório das Empresas.

O projeto "Aliança para os ODS", encontra-se atualmente numa fase avançada de materialização, com convites realizados e aceites por diversas organizações, mas também a personalidades para integrar o Conselho Superior de Honra, presidido pelo Dr. Carlos Monjardino, contando desde já com a participação, entre outros, do Prof. Freitas do Amaral, do Prof. Carlos Zorrinho e do Eng. António Guterres, para integrar o referido órgão.

(Inscreva-se aqui)

Programa

Termos de Referência Aliança ODS

Compromisso