Notícias

UN Global Compact Network Portugal e Euronext Lisbon unem-se a mais de 30 Bolsas de Valores em todo o mundo para a Cerimónia do Toque do Sino pela Igualdade de Género

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 34 Bolsas de Valores em todo o mundo unem-se à agência das Nações Unidas Global Compact para a Cerimónia do Toque do Sino pela Igualdade de Género. Em Portugal, a UN Global Compact Network Portugal e a Euronext Lisbon procedem ao Toque do Sino às 16h30, momento em que encerra o mercado, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e algumas das maiores empresas em Portugal.

A Cerimónia marca, também, o lançamento do programa Women’s Empowerment Principles [WEP], uma iniciativa conjunta das agências UN Global Compact e UN Women, que promove, através de 7 Princípios, a igualdade de género e o empoderamento das mulheres no seio das organizações. Até ao momento, mais de 1100 empresas em todo o mundo já aderiram aos WEP, assumindo a igualdade de género como um importante fator de retenção de talentos e, consequentemente, competitividade e produtividade.

Face à criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ratificados por 193 países na Cimeira da ONU [setembro de 2015], a Igualdade de Género é, hoje, uma das grandes prioridades da Agenda 2030 e as Nações Unidas contam com o contributo do setor empresarial para o cumprimento das metas mundiais. A UN Global Compact Network Portugal tem mandato para organizar a contribuição do setor empresarial para a realização dos ODS e contará com o Programa WEP para promover a igualdade de género no seio das empresas portuguesas.