Notícias

Tidewater 2017

 

O Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres fez hoje, dia 3 de Julho de 2017, no Pestana Palace em Lisboa,a sua primeira intervenção publica em Português na abertura do 49º Encontro Tidewater, co organizado pela OCDE e pelo Governo de Portugal.

O evento, reservado a convidados e participantes, foi inaugurado pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Teresa Ribeiro e contou ainda com a participação do Secretário Geral da OCDE e do Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva. O tema deste encontro é a Agenda 2030 e os ODS, também na ótica do seu financiamento internacional.

Nas suas palavras o SG das NU destacou a Paz mas sublinhou que não só o ODS 16 deve ser levado em conta na construção da Paz. A fragilidade dos Estados é um sério fator de risco mas o desemprego jovem tem sido identificado como um importante motivador da radicalização. O outro fator sublinhado por Guterres foi a igualdade de género, porque em muitos países são poucas, nas suas palavras, as oportunidades que as mulheres têm de expressar os seus pontos de vista e influenciar as decisões. Além da necessária reforma da ONU, que está a incentivar, o SG Antonio Guterres lembrou a importância de aplicar a Agenda 2030 e concretizar os ODS tendo em mente não apenas os problemas do passado e do presente mas também os novos desafios colocados pela 4ª revolução industrial, nomeadamente a reorganização do mercado de emprego, que se espera venha a ser fortemente afetado pela automatização e pela digitalização.

O NR e Presidente da Aliança Mário Parra da Silva, esteve presente como convidado