Notícias

UN Global Compact Network Portugal participa em semana de debate internacional sobre o contributo do setor empresarial para a implementação da Agenda 2030 da ONU

Celebra-se hoje, dia 25 de setembro, o 2.º aniversário da ratificação da Agenda 2030 pelos 193 Estados-Membros da ONU. Em momento de balanço, a mobilização dos meios que irão permitir o cumprimento efetivo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 está a centrar as atenções da comunidade internacional.

Mário Parra da Silva, Network Representative da UN Global Compact Network Portugal e Presidente da Aliança ODS Portugal, participou, por isso, na semana de debate internacional sobre a Agenda 2030:

Dedicado ao Financiamento da Agenda 2030, o UN Private Sector Forum decorreu no passado dia 18 de setembro e reuniu CEOs, Chefes de Estado, Membros de Governos e líderes da Sociedade Civil. A sessão contou com a presença do Secretário-Geral da ONU António Guterres, que enfatizou o papel crítico das empresas na inovação de novos modelos financeiros que conduzam à concretização da Agenda 2030: “Temos um plano de paz, prosperidade e dignidade para um planeta saudável na Agenda de 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o nosso roteiro para uma globalização inclusiva, sustentável e justa”.

Mais informações aqui.

 

 

A menos de 5000 dias para o deadline da Agenda 2030, o UN Global Compact Leaders Summit debateu, no passado dia 21 de setembro, a forma como a comunidade do UN Global Compact pode contribuir, de forma mais ativa e consistente, para o cumprimento dos ODS e do Acordo de Paris. Líderes de Empresas, Universidades, Governos, Sociedade Civil e Nações Unidas renovaram o seu compromisso com os 10 Princípios do Global Compact, de modo a garantir um futuro mais próspero, equitativo e sustentável.

Mais informações aqui.

 

 

Organizado pela Fundação [email protected] Sustainable Education, membro da UN Global Compact Network Portugal, o Sustainable Education Meeting reuniu nos dias 21 e 22 de setembro especialistas de todo o mundo em Educação e Tecnologia para debater a importância dos recursos digitais no acesso à Educação de Qualidade (ODS 4).

 

A UN GCNP associou-se a esta iniciativa com a coorganização do painel “EDUCATION AND SDGs”, tendo contado com a participação de Mário Parra da Silva para, sob o tema Alliance for SDGs – The Challenge for Education, apresentou o projeto “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” [EDS], que visa a implementação do referencial da UNESCO para a educação em sustentabilidade, através da criação de um percurso formativo em e-learning que prepara os professores para integrar esta temática no currículo escolar e levá-los, através do seu papel junto de alunos e respetiva comunidade familiar, a contribuir diretamente para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030. O projeto EDS será desenvolvido a partir de uma parceria estabelecida entre a UN GCNP – United Nations Global Compact Network Portugal / APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, o Ministério da Educação, a Comissão Nacional da UNESCO, a Fundação Millennium EDU e empresas que se associem ao mesmo. Desde já, integra a parceria “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” a EDP, a ÁGUAS DE PORTUGAL e a GALP ENERGIA, que também participou no Sustainable Education Meeting com a apresentação dos seus projetos educativos por parte de Manuel Andrade.

 

No painel EDUCATION AND SGDs participaram também:

 

  • Bringing the SDG’s to every classroom: Principles for Responsible Management Education | Principles for Responsible Management Education (PRME) - Jonas Haertle | Head
  • Education and SDG’s – Innovative Financing | Sustainable Development Goals Fund Secretariat - United Nations Development Programme – UNDP - Paloma Duran | Director
  • Learning Objectives for Sustainable Development Goals | UNESCO - Lily Gray | Liaison Officer at UNESCO New York Office

 

Mais informações aqui.