Notícias

RING THE BELL FOR GENDER EQUALITY 2019

Global Compact Network Portugal e Euronext Lisbon promoveram no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Cerimónia do Toque do Sino pela Igualdade de Género. Uma iniciativa que decorreu em mais de 80 Bolsas de Valores em todo o mundo, coorganizada por United Nations Global CompactUN WomenWorld Federation of ExchangesWomen in ETFsSustainability Stock Exchanges Initiative e International Finance Corporation - World Bank Group.



A Cerimónia teve início com as intervenções de Isabel Ucha, CEO da Euronext, e Mário Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal, seguindo-se a Cerimónia do Toque do Sino pela Igualdade de Género com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que enfatizou, na sua intervenção, a importância de um modelo de gestão das organizações assente na Igualdade e na Conciliação. O “3 em Linha – Programa para Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal”, lançado pelo Governo no passado mês de dezembro e do qual decorre o “Pacto para a Conciliação”, desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial - entidade host do United Nations Global Compact - foi apontado como uma importante ferramenta nessa matéria. 51 organizações, entre as quais serviços/organismos da administração central, empresas públicas e privadas, e câmaras municipais, assinaram o compromisso de implementar e certificar a organização pela NP 4552:2016 – Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, a norma elaborada pela Comissão Técnica 179 – Organizações Familiarmente Responsáveis, coordenada pela APEE enquanto Organismo de Normalização Setorial.
                 
 
Seguiu-se a Mesa Redonda, moderada por Filomena Martins Cunha, Coordenadora do Comité Executivo do Capítulo Português dos Womens’ Empowerment Principles, dedicada ao tema “Relatório de Informação Não Financeira: A igualdade de género enquanto estratégia competitiva para as empresas”. Maria João Ricou, Diretora-Geral da Cuatrecasas, Luís Filipe Monteiro, Diretor Corporativo de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Grupo Mota-Engil, e Anabela Santos, Assessora para a Área de Consultoria Técnica e Fiscal da Ordem dos Contabilistas Certificados, foram, assim, convidados a refletir sobre o modo como a igualdade deve ser, cada vez mais, encarada como um fator de competitividade para as organizações.
 

                                   
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Global Compact Network Portugal e o Capítulo Português dos WEP lançaram, ainda, o Selo Comemorativo 2019, convidando as organizações portuguesas a utilizá-lo nos seus materiais de comunicação durante o dia 8 de março para assinalar o seu empenho na criação de um mercado de trabalho nivelado pela igualdade entre homens e mulheres, base essencial de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Pode ler a Mensagem Oficial de Mário Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal, e de Filomena Martins Cunha, Coordenadora do Comité Ex
ecutivo do Capítulo Português dos WEP, aqui.