Notícias UN Global Compact

O contributo português para a Agenda 2030 da ONU: Conferência do 2º Aniversário da Aliança ODS em Portugal

 

A Culturgest foi palco da conferência que assinalou o 2º aniversário da Aliança ODS em Portugal. A conferência organizada pela APEE e Global Compact Network Portugal contou com o contributo dos sectores social, privado e público, para uma elucidativa reflexão acerca da estratégia de implementação da agenda 2030 da ONU no seio corporativo português, e da sua importância para colocação Portugal da linha da frente deste compromisso global.

Ciente dos desafios, mas acima de tudo do potencial contributo da plataforma multistakeholder, o Presidente da Aliança ODS Portugal e Chair of the Board do Global Compact Network Portugal, Mário Parra da Silva, Ressaltou a intenção de disponibilizar o primeiro relatório de sustentabilidade da Aliança ODS Portugal “estamos certos que as informações recolhidas permitirão demonstrar o nosso compromisso e empenho, e pelo seu exemplo de liderança, impulsionar novos e mais ambiciosos passos no caminho da Sustentabilidade.”

Numa altura em que as empresas começam a consciencializar-se acerca da importância da Sustentabilidade Corporativa, Portugal enfrenta o desafio de incluir o sector empresarial no cumprimento dos objectivos 2030 da ONU. A Aliança ODS Portugal, enquanto plataforma única nacional multistakeholder, tem assumido um papel de destaque na sensibilização e integração do sector empresarial e social no cumprimento dos ODS a nível nacional.

O evento contou com a contribuição do governo por parte da Secretária de estado Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, que fez uma reflexão quanto à acção do governo no cumprimento da Agenda 2030 e sobre as perspectivas futuras neste âmbito.

Ao longo dos dois painéis de debate assistiu-se às intervenções de representantes dos sectores empresariais, sociais e do sector público para o balanço do contributo português para a agenda da ONU e com importantes análises acerca da implementação da agenda 2030 em Portugal apresentados pelos sectores de referência a nível nacional. 

Firmes da importância da comunicação na importante missão de divulgar e incluir os ODS na cultura empresarial nacional, assim como toda a informação disponível acerca dos mesmos, fica assente o desafio da aliança, no entanto o forte compromisso de dar continuidade ao processo de sensibilização nacional.

 

CONFERÊNCIA - ALIANÇA ODS PORTUGAL - 2º ANIVERSÁRIO

 

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial e a UN Global Compact - Network Portugal (UN GC-NP) promovem, no dia 30 de janeiro de 2018, a Conferência de comemoração do 2º Aniversário da ALIANÇA ODS PORTUGAL, dedicada à implementação da Agenda 2030 em Portugal.

O evento, que decorrerá na Culturgest, contará com Guilherme d’Oliveira Martins como Keynote Speaker que abordará "Os desafios do Desenvolvimento Sustentável - Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16)". Seguir-se-ão painéis de debate multistakeholder sobre a Agenda 2030 e a sua Implementação em Portugal.

O evento, organizado pela APEE e a UN GC-NP tem como parceiros a Caixa Geral de Depósitos, a UNRIC - United Nations Regional Information Centre e a Gertal.

Consulte o PROGRAMA e reserve, desde já, o seu lugar!

Entrada Gratuita mas sujeita a inscrição.

 

Dia das Nações Unidas 2017

Dia das Nações Unidas

Ver a mensagem do Secretário Geral

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

 

A UN Global Compact - Network Portugal deseja-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Uma Brasileira e cidadã do Mundo no UN HLPF

Contribuição muito interessante de Adriana Machado, uma empreendedora em varias organizações, residente em Miami, ver aqui