Erro
  • Erro ao carregar sinal web

Notícias UN Global Compact

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Indicadores para Portugal – Agenda 2030

 

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou a segunda e mais recente edição do documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Indicadores para Portugal – Agenda 2030”. Estes indicadores decorrem do quadro global adotado pelas Nações Unidas e permitem acompanhar e analisar os progressos alcançados a nível nacional, desde 2010.

Cada ODS dispõe de um conjunto de indicadores e Portugal dispõe de informação disponível para 125 dos 244 indicadores globais.
Em termos gerais, o País apresenta uma evolução positiva em 74 indicadores desde 2010 (mais 12 do que há um ano).
Portugal regista uma performance especialmente positiva em matéria de alcance dos ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 5 (Igualdade de Género), 6 (Água Potável e Saneamento), 7 (Energias Renováveis e Acessíveis), 13 (Ação Climática), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos), tendo em conta que mais de 80% dos seus indicadores atingiram os resultados desejados.
Porém, e devido a alguns retrocessos, deve ser dada uma maior atenção aos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas), 10 (Redução das Desigualdades), 14 (Proteção da Vida Marinha) e 15 (Proteção da Vida Terrestre).


Veja aqui o documento na íntegra.

 

 

Oceanos: um mundo de oportunidades para os ODS

 

 
 
 
 

O estudo “Global Goals, Ocean Opportunities”, produzido pelo United Nations Global Compact, revela que o setor privado é fundamental para garantir a saúde, a produtividade e a boa governação dos oceanos, sublinhando que estes podem ser a chave para cumprir a Agenda 2030 e alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Continuar...

Agenda 2030: tratar os Objetivos Globais com Negócios Locais

 

Mário Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal, em destaque no Portal VER.

"Acredito que a Agenda 2030, ao criar um programa global para a Humanidade, criou também a maior oportunidade de negócio da História"

Leia a notícia na integra aqui.

 

Agenda 2030: o futuro passa por aqui

 

Martim Borges de Freitas, Secretário-geral da Confederação dos Serviços de Portugal e Vice-presidente da Aliança ODS Portugal, em destaque na Store Magazine.

"Em Portugal, esta agenda foi abraçada pela Aliança ODS Portugal, uma originalidade portuguesa no quadro mundial. Por iniciativa da rede nacional do UN Global Compact, a entidade da ONU com mandato da Assembleia Geral para promover o envolvimento das empresas nos objetivos das Nações Unidas, nomeadamente da Agenda 2030, a partir do conjunto dos Dez Princípios estabelecidos no tempo de Kofi Annan, foi criada, em 20 de janeiro de 2016, a Aliança ODS Portugal."

Leia a notícia na integra aqui.

 

GCNP - COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE | ANIVERSÁRIO - ALIANÇA ODS PORTUGAL

 

CONFERÊNCIA | COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

[ Consulte o Programa Completo ]

Participe nas comemorações do 15º Aniversário do UN GLOBAL COMPACT em Portugal e do 3º Aniversário da ALIANÇA ODS PORTUGAL.

# 22 de janeiro de 2019 - Culturgest - Fundação CGD - Lisboa