Publicações GCNP
Business Ambition for 1.5ºC – O nosso único futuro
Apresentada recentemente pelo United Nations Global Compact e assinada por diversos líderes de empresas de referência, a “Business Ambition for 1.5ºC” é uma carta que incentiva as empresas, a nível mundial, a criarem medidas de combate às alterações climáticas.
O documento encoraja as organizações a empenharem-se verdadeiramente na preservação do planeta, exigindo a assunção de um compromisso com metas concretas que devem ser alcançadas em matéria de redução da emissão de gases com efeito de estufa, essenciais para travar o aquecimento global. Alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera são os seus principais objetivos.
Este apelo surge em linha com o “Global Warming of 1.5 ºC”, um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) que aborda os impactes negativos e os riscos decorrentes do aumento das temperaturas e alerta para a urgência da criação de medidas que impeçam este aquecimento.
Realizada à escala mundial, esta call to action pretende que, até 2050, sejam alcançadas as zero emissões líquidas. Porém, a mesma permite que as empresas estabeleçam metas intercalares de curto e médio prazos, de modo a fazerem um acompanhamento mais próximo do seu processo evolutivo, dando também aos seus stakeholders provas de que estão, de facto, empenhadas em diminuir a pegada ecológica e em contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Deste modo, ao assinarem esta carta, as organizações assumem publicamente o compromisso de alinhar os seus planos de descarbonização com a ambição de limitar – ou mitigar – o aquecimento global, através de uma das duas opções assinaladas em baixo ou por via da combinação de ambas:
- Opção 1 | Metas científicas 1.5ºC: alinhar as suas metas com a redução de emissões de gases com efeito de estufa, em todos os âmbitos relevantes, evitando um aquecimento superior a 1.5ºC;
- Opção 2 | Compromisso de zero emissões líquidas: estabelecer o compromisso público de alcançar as zero emissões líquidas até 2050, em linha com os cenários 1.5ºC e com os critérios e recomendações da “Science Based Targets initiative” (SBTi).
Importa explicar que a SBTi é uma iniciativa conjunta, criada pela Customer Data Platform (CDP), pelo UN Global Compact, pelo World Resoruces Institute (WRI) e pelo World Wildlife Fund (WWF), que procura estimular a ambição empresarial e ajudar as empresas a procurarem soluções para combater as alterações climáticas.
As organizações que já dispõem de estratégias que estão em linha com as metas da SBTi são igualmente convidadas a assinar esta carta, demonstrando a sua liderança em matéria de combate às alterações climáticas e assumindo, tal como as restantes, o seu compromisso com o planeta.
Independentemente da opção escolhida pelas organizações, as suas estratégias devem incluir sempre as emissões previstas nos âmbitos 1 e 2 (ou seja, que decorrem de fontes geridas e controladas por si ou que são produzidas a partir da utilização de eletricidade, vapor, calor e frio). Em circunstâncias mais específicas, as estratégias podem ter de abranger também as emissões realizadas pelos stakeholders das organizações (e que estão previstas no âmbito 3).
Como aderir à “Business Ambition for 1.5ºC”
A assinatura da carta permite que as organizações apresentem publicamente o seu compromisso com o combate às alterações climáticas através da redução das suas emissões.
Etapa 1 – Assinatura da Carta de Compromisso
A Cerimónia Protocolar de Assinatura das Cartas de Compromisso das empresas portuguesas irá decorrer no Grande Auditório da Culturgest – Fundação CGD, no próximo dia 6 de novembro de 2019. Esta Cerimónia enquadra-se na Conferência Internacional Making Global Goals Local Business – Iberia, organizada pelo United Nations Global Compact, Global Compact Network Portugal, Global Compact Network Spain, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, e que reunirá líderes empresariais, especialistas em sustentabilidade, sociedade civil, governo, redes locais do UN Global Compact e Nações Unidas.
Etapa 2 – Criação e desenvolvimento de metas
Depois de assinarem e submeterem a carta de compromisso, as empresas têm 24 meses para desenvolver uma meta científica de redução de emissões de gases com efeito de estufa.
Etapa 3 – Submissão de metas para uma Avaliação de Qualidade
Após a criação das metas, as organizações devem completar o Formulário de Submissão para uma análise oficial, submetendo-o através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . A equipa da SBTi analisará as propostas submetidas.
Etapa 4 – Implementação das estratégias e prova de cumprimento das metas
Confirmada a aprovação das metas, por parte da SBTi, as organizações passam a estar visíveis no site da iniciativa e em outras comunicações. A partir deste momento, as mesmas dispõem de 5 a 15 anos para implementarem as estratégias definidas, sendo obrigatório que as comuniquem e comprovem.
+ info: +351 231 156 734 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
01-10-2019