Skip to main content

O contributo português para a Agenda 2030 da ONU: Conferência do 2º Aniversário da Aliança ODS em Portugal

 

A Culturgest foi palco da conferência que assinalou o 2º aniversário da Aliança ODS em Portugal. A conferência organizada pela APEE e Global Compact Network Portugal contou com o contributo dos sectores social, privado e público, para uma elucidativa reflexão acerca da estratégia de implementação da agenda 2030 da ONU no seio corporativo português, e da sua importância para colocação Portugal da linha da frente deste compromisso global.

Ciente dos desafios, mas acima de tudo do potencial contributo da plataforma multistakeholder, o Presidente da Aliança ODS Portugal e Chair of the Board do Global Compact Network Portugal, Mário Parra da Silva, Ressaltou a intenção de disponibilizar o primeiro relatório de sustentabilidade da Aliança ODS Portugal “estamos certos que as informações recolhidas permitirão demonstrar o nosso compromisso e empenho, e pelo seu exemplo de liderança, impulsionar novos e mais ambiciosos passos no caminho da Sustentabilidade.”

Numa altura em que as empresas começam a consciencializar-se acerca da importância da Sustentabilidade Corporativa, Portugal enfrenta o desafio de incluir o sector empresarial no cumprimento dos objectivos 2030 da ONU. A Aliança ODS Portugal, enquanto plataforma única nacional multistakeholder, tem assumido um papel de destaque na sensibilização e integração do sector empresarial e social no cumprimento dos ODS a nível nacional.

O evento contou com a contribuição do governo por parte da Secretária de estado Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, que fez uma reflexão quanto à acção do governo no cumprimento da Agenda 2030 e sobre as perspectivas futuras neste âmbito.

Ao longo dos dois painéis de debate assistiu-se às intervenções de representantes dos sectores empresariais, sociais e do sector público para o balanço do contributo português para a agenda da ONU e com importantes análises acerca da implementação da agenda 2030 em Portugal apresentados pelos sectores de referência a nível nacional. 

Firmes da importância da comunicação na importante missão de divulgar e incluir os ODS na cultura empresarial nacional, assim como toda a informação disponível acerca dos mesmos, fica assente o desafio da aliança, no entanto o forte compromisso de dar continuidade ao processo de sensibilização nacional.

 

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton