Skip to main content

Business & Human Rights Accelerator

Os direitos humanos são inerentes a todas as pessoas. Incluem o direito à vida e à segurança física, o direito à liberdade de pensamento, expressão e religião, a liberdade de associação e de movimento, direito à educação e ao trabalho, a vida familiar e privacidade, alimentação e água, liberdade da tortura, escravatura ou trabalho forçado, o direito condições de trabalho justa e decentes e à não discriminação.

As empresas podem promover a dignidade e a igualdade para todos, respeitando os direitos humanos e os direitos laborais. Para além de ser a coisa certa a fazer, respeitar os direitos humanos tem um forte argumento empresarial e jurídico, pois assegura que os negócios continuem a crescer e tenham licença para operar.

Existe um fosso persistente entre as aspirações das empresas e a ação empresarial em matéria de direitos humanos: embora mais de 90% dos participantes empresariais do Pacto Global da ONU tenham políticas de direitos humanos em vigor, apenas 18% realizam avaliações de impacto sobre os direitos humanos.

Embora muitas empresas possam acreditar que estão a cumprir os seus compromissos em matéria de direitos humanos, a existência de um processo eficaz de HRDD permite que as empresas tomem medidas para conhecer e mostrar que respeitam os direitos humanos.

No cenário atual de crescente tendência regulamentar no sentido de uma legislação obrigatória de diligência devida em matéria de direitos humanos, e do preocupante retrocesso dos direitos humanos em todo o mundo, o programa UN Global Compact Business & Human Rights Accelerator fornecerá uma orientação profunda e prática, e mobilizará as empresas para se tornarem campeãs dos direitos humanos - e, em última análise, uma força poderosa para o bem.

Objetivos do Programa

O Business & Human Rights Accelerator visa apoiar as empresas mundiais a passar da política aos compromissos para agir com respeito e apoio aos direitos humanos - através da implementação de um processo contínuo de diligência devida em matéria de direitos humanos e do estabelecimento de metas concretas para abordar as questões de direitos humanos mais importantes dentro da organização.

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton