Calls To Action

BUSINESS AMBITON FOR 1.5ºC

O combate às alterações climáticas é fundamental para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU e um dos grandes desafios dos nossos tempos. Como tal, em 2019, foi lançada a “Business Ambition for 1.5ºC – Our Only Future”, uma campanha de combate às alterações climáticas focada na urgente necessidade de diminuir as emissões de gases com efeito de estufa e com a necessidade de promover a transição para uma economia de baixo carbono, de modo a alcançar as zero emissões líquidas em 2050.

A Business Ambition for 1.5ºC, liderada pela Science Based Targets initiative (SBTi) sciencebasedtargets com o apoio de United Nations Global Compact e We Mean Business Coalition, incentiva as empresas a assumir um forte compromisso com o combate às alterações climáticas, através da definição de metas concretas com vista à redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Ao assinarem este compromisso, as organizações comprometem-se com uma de duas opções ou com ambas:

Opção 1 – Metas científicas 1.5ºC: alinhar as metas com a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em todos os âmbitos relevantes, evitando um aquecimento superior a 1.5ºC;

Opção 2 – Compromisso de zero emissões líquidas: estabelecer um compromisso público de alcançar as zero emissões líquidas até 2050, em linha com metas quantitativas intercalares de 1.5ºC e com os critérios e recomendações da Science Based Targets initiative (SBTi).

A Global Compact Network Portugal associou-se, desde logo, a esta iniciativa mundial, lançando este importante apelo às empresas portuguesas. No dia 6 de novembro de 2019, no âmbito da conferência internacional “Making Global Goals Local Business - Iberia”, 20 empresas subiram ao palco da Culturgest, em Lisboa, para assinar a Pledge da Business Ambition for 1.5ºC perante Lise Kingo, à data CEO e Executive Director do United Nations Global Compact.

Empresas portuguesas que assinaram a carta de compromisso:

Consulte aqui as empresas que, até ao momento, já aderiram a esta campanha mundial.

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.
© All Rights Reserved