Skip to main content

Alerta

The form #6 does not exist or it is not published.

Foward Faster

Não fique para trás. Avance, mais depressa.

A história ensinou-nos que os líderes bem sucedidos são aqueles que correspondem às necessidades do futuro, através do progresso contínuo. Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 precisamos de visionários, criadores, construtores, transformadores, impulsionadores e líderes. Neste momento, apenas 15% dos ODS estão no bom caminho para 2030. Temos de ser mais ambiciosos.

Take Action

5 áreas de ação

A ação empresarial ambiciosa começa aqui. Estas 5 áreas de ação foram selecionadas porque têm o poder de acelerar o progresso em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aquelas em que o sector privado pode ter o maior e mais rápido impacto até 2030.
  • Igualdade de Género

    Aumente a rentabilidade e o desempenho através de locais de trabalho inclusivos e igualdade na sua força de trabalho.

    Saiba Mais

  • Ação Climática

    Proteja a sua empresa da instabilidade a longo prazo, trabalhando para o net-zero e uma transição justa.

    Saiba Mais

  • Salário Digno

    Reduza as desigualdades e crie cadeias de abastecimento mais resistentes, garantindo um salário digno a toda a sua força de trabalho.

    Saiba Mais

  • Resiliência Hídrica

    Aumente a eficiência e reduza as perturbações na cadeia de abastecimento, enquanto apoia as comunidades vulneráveis em regiões com escassez de água.

    Saiba Mais

  • Finanças e Investimento

    A transferência do capital empresarial para os ODS é fundamental para colmatar as lacunas de financiamento existentes.

    Saiba Mais

Empresas responsáveis

A iniciativa Forward Faster tem como objetivo aumentar a responsabilidade e a transparência, apelando às empresas para que declarem publicamente os seus compromissos e destaquem as ações que irão implementar para atingir os objetivos. As empresas que se comprometerem com os objectivos terão de comunicar anualmente os progressos realizados ao UN Global Compact.

Take Action

Está preparado para acelerar o progresso da sua empresa até 2030?

Em todos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, existe uma correlação demonstrada entre acções arrojadas e resultados empresariais positivos. Tomar medidas hoje ajudará a proteger a sua empresa, as pessoas e o planeta. 

Estamos a desafiar todas as empresas a comprometerem-se hoje com um ou mais objectivos. Pronto para começar? Os nossos guias de ação mostrar-lhe-ão o que precisa de fazer para progredir mais rapidamente em cada área.

Take Action

Ainda não é um participante? Junte-se ao nosso movimento global.

Quer ajudar a sua organização a agir, mas ainda não é participante UN Global Compact? Não há problema. O UN Global Compact oferece um enquadramento para orientar todas as empresas, independentemente da sua dimensão, complexidade ou localização.

Pode manifestar o seu interesse aqui com alguns passos simples.

Saiba Mais

Ler mais: Foward Faster

  • Visualizações: 848

Better Hospitality Initiative

Better Hospitality Initiative

A Better Hospitality Initiative (BHI) é uma iniciativa do UN Global Compact Leading Local Networks for Sustainable Tourism (LNs), que apoia a transformação do setor do turismo para atingir a neutralidade carbónica através da sensibilização e do reforço das competências dos Decision makers do setor, da moderação de Peer Learning Groups e da criação de incentivos para que as empresas planeiem e apliquem medidas concretas.

Proposta de valor e programa

Junte-se à BHI para aprender com empresas do setor que estão a mudar o mercado (Market movers), como a EarthCheck, a Internacional Finance Corporation (IFC), a Science Based Target Initiative (SBTi) ou a Tripadvisor!  

Benefícios de aderir à Better Hospitallity Initiative

  • Aprender com outras empresas sobre a forma como reduzem as suas emissões de CO2 e a sua pegada carbónica;
  • Conhecer as diferentes abordagens, ferramentas e mecanismos financeiros para reduzir e comunicar emissões de CO2;
  • Receber um Certificado de Conclusão do UN Global Compact Leading Local Networks for Sustainable Tourism;
  • Ganhe o Better Hospitality Award (BHA) e receba apoio para desenvolver/implementar um projeto de sustentabilidade.

Grupo-Alvo

Decision-makers das empresas do setor hoteleiro (investidores/proprietários) interessados em reduzir as emissões de CO2 da empresa e, em geral, a sua pegada de carbono.

Inscrição para as sessões de abertura da BHI

Na Sessão de Abertura Online, será apresentada a oferta e a Proposta de Valor da Better Hospitality Iniciative. A sessão será realizada em duas sessões separadas, uma em inglês e outra em espanhol. Para proceder à inscrição, aceda aos seguintes links:
  • Opening Session | English

    September 19
    10:00 - 11:30 (CET)

    Register

  • Sesión de apertura | español

    September 21
    17:00 - 18:30 (CET)

    Registro

VISÃO 2025
QUEREMOS SER A FORÇA MOTRIZ PARA CRIAR DESTINOS TURÍSTICOS SUSTENTÁVEIS

Até 2025, o UN Global Compact Leading Local Networks for Sustainable Tourism, em colaboração com os seus parceiros do meio académico, empresarial e da sociedade civil, estabelecerão o turismo como um setor reconhecido no âmbito do UN Global Compact para:

A sua comunidade


O seu apoio institucionalizado e prático para os seus participantes


O seu impacte na transformação sustentável das empresas


A Better Hospitality Iniciative contribui para a realização da Visão 2025

The UN Global Compact Leading Local Networks for Sustainable Tourism

Ler mais: Better Hospitality Initiative

  • Visualizações: 1472

EDP

Nome Empresa Participante: EDP
Função: Miguel Stilwell d’Andrade, CEO

A EDP está há 4 décadas a fornecer energia e estamos hoje, de forma consciente, a promover a transição energética através do desenvolvimento de soluções mais eficientes, inteligentes e sustentáveis. Estamos a fazer a nosso papel para criar um mundo mais equilibrado e sustentável, um mundo que é também mais inclusivo.

Na EDP, somos hoje um grupo empresarial naturalmente diverso, contando com mais de 13.000 pessoas de mais de 40 nacionalidades e presentes em mais de 20 países em 4 continentes. Acredito que um local de trabalho inclusivo, com diversidade de pensamento e de talento, é fundamental para a nossa capacidade de continuar a inovar e a sermos diferenciadores nesta transição.

Para tal, sabemos que é necessário continuarmos a garantir iguais oportunidades para todas as pessoas, mantendo e reforçando práticas e medidas no reconhecimento de que homens e mulheres têm papéis profissionais igualmente importantes, independentemente das áreas e níveis hierárquicos.

Temos o compromisso de promover a representatividade feminina no Grupo EDP globalmente e em posições de liderança para 30%, até 2025. Sermos uma das empresas-bandeira da Meta Nacional para a Igualdade de Género reforça este nosso compromisso no contexto português, que sabemos não se esgotar no atingimento desta meta, antes na garantia de que proporcionamos na EDP um ambiente de trabalho saudável, seguro e inclusivo, onde cada pessoa se pode desenvolver e concretizar os seus objetivos. 

 

Empresas Igualdade de Género

  • Visualizações: 3515

Peer Learning Groups

Peer Learning Groups

Interligar os profissionais de sustentabilidade para promover o impacto coletivo

Enfrentando questões complexas num cenário de sustentabilidade em constante mudança e sob a pressão crescente dos consumidores e acionistas, profissionais de sustentabilidade de todo o mundo procuram oportunidades para se ligarem aos seus pares para obterem perspectiva e partilharem conhecimentos.

Os Peer Learning Groups do UN Global Compact criam um espaço seguro para as empresas partilharem as suas melhores práticas e desafios em questões críticas de sustentabilidade com profissionais com os mesmos objetivos, enquanto têm acesso a especialistas da indústria e a oportunidades únicas de networking.

Executados em colaboração entre as Redes Locais e o UN Global Compact, os Peer Learning Groups da UN Global Compact Network Portugal em 2023 concentrar-se-ão em três temas prioritários - ação climática, direitos humanos & laborais e PMEs - com o objetivo de fazer avançar as empresas na implementação de ações ambiciosas sobre estas questões.

Através de sessões facilitadas, recursos de apoio e discussões de grupo, os participantes aprendem sobre as melhores práticas mais recentes em qualquer área temática, num ambiente de confiança e regulado.

Os participantes terão a oportunidade de

  • Aprender com os desafios que outras empresas estão a enfrentar
  • Partilhar ideias sobre soluções que possam ajudar a superar esses desafios
  • Identificar tendências sobre inovações emergentes que possam ser aplicáveis aos contextos da sua empresa
  • Trabalhar em rede com profissionais de sustentabilidade que pensam da mesma forma

Como vai beneficiar

  • Um espaço seguro para conversas desafiantes e corajosas, facilitado por um perito temático
  • Uma comunidade, rede e sistema de apoio num cenário em constante mudança sob a pressão crescente dos consumidores e acionistas
  • Conhecimentos, perspetivas e inspiração para fazer avançar a viagem de sustentabilidade da sua empresa

A Experiência de Aprendizagem

Os Peer Learning Groups de 2023 concentrar-se-ão em três temas prioritários: acção climática, direitos humanos e laborais e PMEs. As empresas podem optar por participar num mínimo de 1 e num máximo de 3 grupos temáticos.

Cada grupo temático inclui 4-6 sessões anuais. As sessões realizam-se virtualmente, são facilitadas pela equipa do UN Global Compact e reúnem 20 a 60 participantes de diferentes indústrias e sectores na sua região.

Antes de cada sessão, os participantes recebem materiais do UN Global Compact para os ajudar na sua preparação. Durante a sessão, os participantes aprendem através de estudos de caso, sessões de discussão e formulários de discussão.

Exemplos de Temas para as Sessões

  • AÇÃO CLIMÁTICA

    • Mitigação
    • Adaptação
    • Transição Justa
    • Ação Climática na Cadeia de Fornecimento
  • DIREITOS HUMANOS & LABORAIS

    • Saúde e Segurança no trabalho
    • Discriminação
    • Trabalho Forçado
    • Trabalho Infantil
    • Salário Digno
  • PMEs

    • Business Case da Sustentabilidade
    • Direitos Humanos
    • Direitos Laborais
    • Ambiente
    • Anticorrupção

Sessão informativa

Junte-se a nós no dia 18 de Janeiro para uma sessão de Q&A em direto e descubra como a sua empresa pode avançar os seus esforços de sustentabilidade através da adesão a este programa.

Registe-se na sessão que lhe for mais conveniente:

  • 18 de Janeiro 2023, 14h30

    Registar

  • 18 January 2023, 16h (em Espanhol)

    Registar

Interessado em Participar?

Para ser pioneiro no programa de Peer Learning Groups as empresas devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser participante UN Global Compact
  • Estar envolvido com a UN Global Compact Network Portugal ou disposto a aderir
  • Nomear dois representantes que possam comprometer-se a participar em 4 a 6 sessões anuais
  • Estar disposto a partilhar, aprender e colaborar com os seus pares. A participação e a escuta ativas são fundamentais para a aprendizagem entre pares

Encorajamos empresas de todas as dimensões e níveis de maturidade a candidatar-se.

A participação nos Peer Learning Groups está disponível por ordem de chegada. Encorajamo-lo a candidatar-se com antecedência.

Cronograma

  • Inscrições abrem a:

    30 novembro 2022

  • Limite de candidatura:

    15 fevereiro 2023

  • Data início Peer Learning Groups:

    Março 2023

Tem questões sobre os Peer Learning Groups? Envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Realizado através da UN Global Compact Academy.

Ler mais: Peer Learning Groups

  • Visualizações: 2743

INCM

Nome Empresa Participante: INCM
Função: Dora Moita, Vogal do Conselho de Administração

«A INCM, honrando os seus valores e a sua história, e cumprindo a sua agenda para o futuro, não podia deixar de assumir o compromisso com a Meta Nacional para a Igualdade de Género.  

A nossa longevidade permite-nos lembrar que, no final do século XIX, a contratação de mulheres num universo eminentemente masculino ainda era considerada um ato progressista e já nessa altura a Imprensa Nacional foi pioneira, admitindo a primeira mulher como aprendiz em 1857. Mas foi preciso aguardar pelo ano de 1978 para se assistir à primeira nomeação de uma mulher como diretora e pelas duas décadas seguintes para que ocorressem alterações na legislação laboral com consequências diretas na consignação de condições idênticas de caráter laboral, social e salarial para os trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

No contexto atual, o princípio da igualdade de género e não discriminação está plenamente integrado nos valores da empresa, no Código de Ética e de Conduta e na Política de Desenvolvimento de Pessoas, permitindo-nos alcançar uma quase total paridade, com destaque para os cargos de chefia e direção, que têm uma considerável representação de mulheres. A INCM tem sido também impulsionadora e participado em vários movimentos sociais conjuntos de defesa destes valores na sociedade, de que é exemplo a sua condição de membro fundador do iGen — Fórum de Organizações para a Igualdade, no âmbito do qual editou em parceria o livro «O Longo Caminho Para a Igualdade. Mulheres e Homens No Século XXI», que pretende combater preconceitos e desconstruir estereótipos de género associados às profissões.

Queremos que a igualdade de género seja alcançada promovendo uma cultura empresarial que define um papel social único, independentemente do género, levando a cabo iniciativas que possibilitem o desenvolvimento do bem-estar profissional, familiar e pessoal.»

 

Empresas Igualdade de Género

  • Visualizações: 4765

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton