Programa SDG Ambition Portugal

Quando a ONU anunciou que esta seria a “Década de Ação”, apelando a uma ação conjunta, capaz de acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fê-lo com a certeza de que estamos num momento crítico, que exige um plano estratégico à escala global. O programa SDG Ambition nasce desse apelo à ação, tendo sido lançado em janeiro de 2020 no World Economic Forum, em Davos, com a participação de António Guterres, Secretário-geral da ONU. Empresas de todo o mundo foram desafiadas a identificar áreas de risco, definir metas, desenvolver estratégias e descobrir novas oportunidades de negócio para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de, até 2022, alcançar 1000 empresas em 40 países. Um ano depois, esse objetivo está perto de ser alcançado com mais de 650 empresas aderentes.

SDG Ambition, concebido pelo United Nations Global Compact em parceria com a Accenture e a SAP e o apoio da 3M, irá decorrer em 30 países durante os próximos seis meses, através de análises de desempenho, workshops globais e locais e consultoria especializada.

Em Portugal, doze empresas responderam positivamente ao apelo do Secretário-geral da ONU e assumiram o compromisso de definir metas ambiciosas, priorizar ações com impacto direto no cumprimento da Agenda 2030, integrar os ODS nas unidades de negócio e consolidar a sua estratégia global de sustentabilidade.

O programa, operacionalizado em Portugal pela Global Compact Network Portugal, conta com o apoio do Grupo Águas de Portugal e da EDP - Energias de Portugal.

O SDG Ambition Portugal contempla capacitação e assessoria para apoiar as empresas na integração dos ODS nas estratégias de negócio, através de quatro pilares fundamentais:

  • Priorizar ações que irão acelerar o contributo da empresa para a Agenda 2030;
  • Definir metas e indicadores alinhados com 10 benchmarks globais de sustentabilidade, críticos para a transformação da economia, da sociedade e do Planeta;
  • Relacionar as metas de sustentabilidade com a gestão e os processos já existentes;
  • Comunicar o progresso e as metas estabelecidas.

 

SDG Ambition Portugal é um programa exclusivo para empresas participantes da Global Compact Network Portugal.

Para mais informações, contacte-nos através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton