Alerta

The form #6 does not exist or it is not published.

Peer Learning Groups

Peer Learning Groups

Interligar os profissionais de sustentabilidade para promover o impacto coletivo

Enfrentando questões complexas num cenário de sustentabilidade em constante mudança e sob a pressão crescente dos consumidores e acionistas, profissionais de sustentabilidade de todo o mundo procuram oportunidades para se ligarem aos seus pares para obterem perspectiva e partilharem conhecimentos.

Os Peer Learning Groups do UN Global Compact criam um espaço seguro para as empresas partilharem as suas melhores práticas e desafios em questões críticas de sustentabilidade com profissionais com os mesmos objetivos, enquanto têm acesso a especialistas da indústria e a oportunidades únicas de networking.

Executados em colaboração entre as Redes Locais e o UN Global Compact, os Peer Learning Groups da UN Global Compact Network Portugal em 2023 concentrar-se-ão em três temas prioritários - ação climática, direitos humanos & laborais e PMEs - com o objetivo de fazer avançar as empresas na implementação de ações ambiciosas sobre estas questões.

Através de sessões facilitadas, recursos de apoio e discussões de grupo, os participantes aprendem sobre as melhores práticas mais recentes em qualquer área temática, num ambiente de confiança e regulado.

Os participantes terão a oportunidade de

  • Aprender com os desafios que outras empresas estão a enfrentar
  • Partilhar ideias sobre soluções que possam ajudar a superar esses desafios
  • Identificar tendências sobre inovações emergentes que possam ser aplicáveis aos contextos da sua empresa
  • Trabalhar em rede com profissionais de sustentabilidade que pensam da mesma forma

Como vai beneficiar

  • Um espaço seguro para conversas desafiantes e corajosas, facilitado por um perito temático
  • Uma comunidade, rede e sistema de apoio num cenário em constante mudança sob a pressão crescente dos consumidores e acionistas
  • Conhecimentos, perspetivas e inspiração para fazer avançar a viagem de sustentabilidade da sua empresa

A Experiência de Aprendizagem

Os Peer Learning Groups de 2023 concentrar-se-ão em três temas prioritários: acção climática, direitos humanos e laborais e PMEs. As empresas podem optar por participar num mínimo de 1 e num máximo de 3 grupos temáticos.

Cada grupo temático inclui 4-6 sessões anuais. As sessões realizam-se virtualmente, são facilitadas pela equipa do UN Global Compact e reúnem 20 a 60 participantes de diferentes indústrias e sectores na sua região.

Antes de cada sessão, os participantes recebem materiais do UN Global Compact para os ajudar na sua preparação. Durante a sessão, os participantes aprendem através de estudos de caso, sessões de discussão e formulários de discussão.

Exemplos de Temas para as Sessões

  • AÇÃO CLIMÁTICA

    • Mitigação
    • Adaptação
    • Transição Justa
    • Ação Climática na Cadeia de Fornecimento
  • LABOUR AND HUMAN RIGHTS

    • Saúde e Segurança no trabalho
    • Discriminação
    • Trabalho Forçado
    • Trabalho Infantil
    • Salário Digno
  • PMEs

    • Business Case da Sustentabilidade
    • Direitos Humanos
    • Direitos Laborais
    • Ambiente
    • Anticorrupção

Sessão informativa

Junte-se a nós no dia 18 de Janeiro para uma sessão de Q&A em direto e descubra como a sua empresa pode avançar os seus esforços de sustentabilidade através da adesão a este programa.

Registe-se na sessão que lhe for mais conveniente:

  • 18 de Janeiro 2023, 14h30

    Registar

  • 18 January 2023, 16h (em Espanhol)

    Registar

Interessado em Participar?

Para ser pioneiro no programa de Peer Learning Groups as empresas devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser participante UN Global Compact
  • Estar envolvido com a UN Global Compact Network Portugal ou disposto a aderir
  • Nomear dois representantes que possam comprometer-se a participar em 4 a 6 sessões anuais
  • Estar disposto a partilhar, aprender e colaborar com os seus pares. A participação e a escuta ativas são fundamentais para a aprendizagem entre pares

Encorajamos empresas de todas as dimensões e níveis de maturidade a candidatar-se.

A participação nos Peer Learning Groups está disponível por ordem de chegada. Encorajamo-lo a candidatar-se com antecedência.

Cronograma

  • Inscrições abrem a:

    30 novembro 2022

  • Limite de candidatura:

    15 fevereiro 2023

  • Data início Peer Learning Groups:

    Março 2023

Tem questões sobre os Peer Learning Groups? Envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Realizado através da UN Global Compact Academy.

Ler mais: Peer Learning Groups

  • Visualizações: 731

EDP

Nome Empresa Participante: EDP
Função: Miguel Stilwell d’Andrade, CEO

A EDP está há 4 décadas a fornecer energia e estamos hoje, de forma consciente, a promover a transição energética através do desenvolvimento de soluções mais eficientes, inteligentes e sustentáveis. Estamos a fazer a nosso papel para criar um mundo mais equilibrado e sustentável, um mundo que é também mais inclusivo.

Na EDP, somos hoje um grupo empresarial naturalmente diverso, contando com mais de 13.000 pessoas de mais de 40 nacionalidades e presentes em mais de 20 países em 4 continentes. Acredito que um local de trabalho inclusivo, com diversidade de pensamento e de talento, é fundamental para a nossa capacidade de continuar a inovar e a sermos diferenciadores nesta transição.

Para tal, sabemos que é necessário continuarmos a garantir iguais oportunidades para todas as pessoas, mantendo e reforçando práticas e medidas no reconhecimento de que homens e mulheres têm papéis profissionais igualmente importantes, independentemente das áreas e níveis hierárquicos.

Temos o compromisso de promover a representatividade feminina no Grupo EDP globalmente e em posições de liderança para 30%, até 2025. Sermos uma das empresas-bandeira da Meta Nacional para a Igualdade de Género reforça este nosso compromisso no contexto português, que sabemos não se esgotar no atingimento desta meta, antes na garantia de que proporcionamos na EDP um ambiente de trabalho saudável, seguro e inclusivo, onde cada pessoa se pode desenvolver e concretizar os seus objetivos. 

 

Empresas Igualdade de Género

  • Visualizações: 807

LIDL PORTUGAL

Nome Empresa Participante: LIDL PORTUGAL
Função: Alexander Frech, Administrador Delegado

“No Lidl, acreditamos que as grandes mudanças começam de dentro para fora – motivo pelo qual temos desenvolvido diversas medidas dentro da empresa e comprometemo-nos agora com a adesão à Meta Nacional para a Igualdade de Género, que reforça o nosso compromisso para com uma realidade diversa, inclusiva e sustentável. Para nós, o princípio da igualdade de oportunidades deve basear-se no critério da meritocracia, independentemente do género das pessoas, mas sendo conscientes do papel que as mulheres podem ainda desenvolver na nossa sociedade, neste caso, ocupando cargos de responsabilidade e decisão até 2030. É, desta forma, que nos mantemos fiéis à nossa visão de futuro e ao legado que nos distingue.”

Empresas Igualdade de Género

  • Visualizações: 3086

INCM

Nome Empresa Participante: INCM
Função: Dora Moita, Vogal do Conselho de Administração

«A INCM, honrando os seus valores e a sua história, e cumprindo a sua agenda para o futuro, não podia deixar de assumir o compromisso com a Meta Nacional para a Igualdade de Género.  

A nossa longevidade permite-nos lembrar que, no final do século XIX, a contratação de mulheres num universo eminentemente masculino ainda era considerada um ato progressista e já nessa altura a Imprensa Nacional foi pioneira, admitindo a primeira mulher como aprendiz em 1857. Mas foi preciso aguardar pelo ano de 1978 para se assistir à primeira nomeação de uma mulher como diretora e pelas duas décadas seguintes para que ocorressem alterações na legislação laboral com consequências diretas na consignação de condições idênticas de caráter laboral, social e salarial para os trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

No contexto atual, o princípio da igualdade de género e não discriminação está plenamente integrado nos valores da empresa, no Código de Ética e de Conduta e na Política de Desenvolvimento de Pessoas, permitindo-nos alcançar uma quase total paridade, com destaque para os cargos de chefia e direção, que têm uma considerável representação de mulheres. A INCM tem sido também impulsionadora e participado em vários movimentos sociais conjuntos de defesa destes valores na sociedade, de que é exemplo a sua condição de membro fundador do iGen — Fórum de Organizações para a Igualdade, no âmbito do qual editou em parceria o livro «O Longo Caminho Para a Igualdade. Mulheres e Homens No Século XXI», que pretende combater preconceitos e desconstruir estereótipos de género associados às profissões.

Queremos que a igualdade de género seja alcançada promovendo uma cultura empresarial que define um papel social único, independentemente do género, levando a cabo iniciativas que possibilitem o desenvolvimento do bem-estar profissional, familiar e pessoal.»

 

Empresas Igualdade de Género

  • Visualizações: 2069

Abreu Advogados

Nome Empresa Participante: Abreu Advogados
Função: Inês Sequeira Mendes - Managing Partner

"Distinguimos as pessoas pelo seu mérito e temos uma politica de tolerância zero para com a discriminação. A assunção do compromisso com a Meta Nacional para a Igualdade de Género decorre da perspetiva humanista  que sempre caracterizou a Abreu Advogados. A promoção da igualdade de género decorre naturalmente desta forma de encarar a nossa atividade e a sociedade como um todo.  Em 2004, a Abreu Advogados foi a primeira sociedade de advogados em Portugal a eleger uma mulher como Managing Partner e atualmente cerca de 40% dos Cargos de Decisão são exercidos por mulheres. Entendemos a igualdade de género, o respeito pela diversidade e pela inclusão como elementos essenciais para o progresso. Fazemos a nossa parte mas esta é uma missão de todos."

Empresas Igualdade de Género

  • Visualizações: 1914
A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton