Notícias

Os princípios PRME no ensino em Portugal

Os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME) têm como missão inspirar e promover a responsabilidade no ensino nas áreas da liderança e gestão.

Composto por seis princípios baseados em valores universalmente aceites e com base nos Princípios do Global Compact, os PRME são uma forma de nas instituições de ensino superior se praticar uma melhoria contínua propícia ao desenvolvimento de uma nova geração de líderes empresariais capazes de gerir os complexos desafios enfrentados pelas empresas e sociedade no século XXI.

Estes 6 princípios são um apelo à escala global, de modo a que no ensino relacionado com contextos empresariais, escolas e universidades de todo o mundo se adaptem gradualmente os currículos, pesquisas, metodologias de ensino e estratégias institucionais a novos desafios e oportunidades de negócios.

Em Portugal os PRME já foram adotados pelas seguintes escolas:

  • AESE Escola de Direcão e Negócios
  • ISCTE Business School (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)
  • School of Economics and Management (Universidade do Porto)
  • Porto Business School (Universidade do Porto)
  • Nova School of Business and Economics ( Universidade Nova de Lisboa)
  • Escola Superior de Ciências Empresariais (Instituto Politécnico de Setúbal)

Todas as instituições de ensino superior que estejam dispostas a adotar os 6 princípios enquanto quadro de orientação dos seus currículos e atuação, significando com isto uma integração sistemática e gradual do seu compromisso com a responsabilidade social e sustentabilidade, podem juntar-se à iniciativa

O GCNP felicita a AESE, membro Global Compact, pelo seminário de apresentação do “PRME Anti-Corruption Toolkit” realizado no passado mês de Junho e que reuniu representantes do Global Compact e da iniciativa PRME.

Sugerimos a leitura da GRANDE ENTREVISTA - Corrupção: o vírus mutante no portal VER para mais informações sobre este seminário e a participação da AESE no Grupo de Trabalho Anticorrupção dos PRME.