Notícias

Secretário-Geral da ONU felicita a Aliança ODS Portugal pelo seu 1.º Aniversário

No passado dia 20 de janeiro, a Aliança ODS Portugal comemorou o seu 1.º Aniversário e o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, enviou uma mensagem de felicitações, que transcrevemos:

“É com a maior satisfação que apresento as minhas sinceras felicitações a todos os que se associaram a este primeiro aniversário da ALIANÇA ODS PORTUGAL.  Agradeço o vosso empenho em fazer avançar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O compromisso ativo da comunidade empresarial e de outros é fundamental para a realização da Agenda 2030, uma agenda ambiciosa, universal e transformadora. A ALIANÇA ODS PORTUGAL, enquanto plataforma única nacional multistakeholder, pode servir de inspiração para a criação de redes nacionais semelhantes em todo o mundo.

Os maiores desafios da Humanidade - incluindo as alterações climáticas, a pobreza e a desigualdade - só podem ser resolvidos se trabalharmos em conjunto, se partilharmos o nosso conhecimento e soubermos criar soluções inovadoras.  O setor privado é um parceiro crucial. As empresas, grandes e pequenas, perceberam já as oportunidades em investir nas energias novas e renováveis, em alargar às populações antes não abrangidas a distribuição de bens e serviços e em mudar as suas cadeias de valor para práticas mais sustentáveis.  É isto que os consumidores esperam agora das empresas.

Mas a mobilização do setor privado não é suficiente. Precisamos de uma maior responsabilização por parte de todos os stakeholders, inclusivamente das empresas.

Aplaudo a plataforma ALIANÇA ODS PORTUGAL pelos esforços que vem empreendendo para avaliar as contribuições do setor empresarial português na ajuda à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  Pela nossa parte, o sistema das Nações Unidas para o desenvolvimento está fortemente comprometido com uma maior eficácia e parceria.

Desejo à Aliança ODS Portugal o maior sucesso. Juntos vamos transformar as aspirações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em ação concreta, por parte de todos, para ajudar a alcançar o futuro que todos queremos.”