Notícias

Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

Mensagem de José Restolho, Embaixador da Aliança para os ODS, ODS 3, Meta 3.5 
 
Hoje, dia 26 de Junho, marca-se o Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, instaurado em 1987 pela resolução 42/112 da ONU. Adicionalmente, e como Embaixador do ODS nº 3 - Saúde e Bem-Estar, não posso deixar de mencionar o objectivo 3.5, dedicado precisamente ao combate às adições quer por drogas de abuso, quer por consumo excessivo de álcool. 
 
Ainda que, neste momento, temos a sorte de viver uma realidade onde a informação passou a estar acessível na palma das nossas mãos, o número de consumidores continua a aumentar. É certo, que o paradigma mudou e alterou-se às novas sociedades, sobretudo com a entrada das chamadas Novas Substâncias Psicoactivas (NPS, ex: JWH-018 ou ADB-PINACA). Por outro lado o acesso fácil a medicamentos como as benzodiazepinas (ex: diazepam ou midazolam) ou os opióides (ex: tramadol), levaram ao aparecimento de novas classes de consumidores e até epidemias (como o caso dramático de abuso excessivo de fentanil e de oxicodona nos EUA) .
 
Por isso, e aproveitando o dia que hoje se marca, aproveito para fazer um novo apelo à consciencialização e à prevenção, não só nas camadas jovens da sociedade, como também noutros níveis, por exemplo os locais de trabalho.
 
Por fim, partilho convosco um artigo de opinião da minha autoria que será publicado no final deste mês na revista TIAFT Bulletin.