Notícias

Evento anual de boas-vindas à Rede

O Ritz Four Seasons Hotel Lisboa foi palco do evento de boas-vindas aos novos membros da Global Compact Network Portugal (GCNP), onde estiveram presentes mais de 70 representantes de organizações de diversos setores de atividade.

Organizada pelo GCNP em parceria com os recentes membros Petrobras e Ritz, a sessão iniciou com o discurso de abertura do Network Representative, Mário Parra da Silva, que destacou a importância da interligação dos vários “organismos internacionais, que devem cooperar em todas as frentes”, referindo-se à abrangência das áreas de intervenção dos 10 Princípios do Global Compact.

Parra da Silva realçou a forma como o Global Compact advoga a sustentabilidade numa perspetiva global e “sem fundamentalismos, utiliza uma linguagem direcionada para os empresários e que estes entendem na perfeição”.

Perante uma plateia atenta e interessada, composta por aderentes da rede e convidadas, Walid Nagi, coordenador das redes locais do Global Compact, e Andrea Brbaklic, representante do Global Compact Network Servia, deram as suas boas-vindas aos novos membros portugueses, numa mensagem que reforçou a importância da participação nas redes locais do Global Compact tendo em conta a adaptação ao contexto empresarial local.

Alguns dos novos membros apresentaram as suas boas práticas na implementação dos 10 Princípios do Global Compact nas suas organizações, revelando iniciativas interessantes e bem-sucedidas nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção.

De destacar o contributo dado pela rede espanhola, na intervenção da coordenadora da Global Compact Network Spain, Marta Tomás, que falou sobre formas e estratégias de dinamização de uma rede local do Global Compact. Também presente no evento, Janice Dias, representante da Petrobras Brasil na Rede Brasileira do Pacto Global (Global Compact Network Brazil) apresentou a evolução da rede e destacou de que forma a Petrobras tem participado ao longo dos anos.

A encerrar a sessão tivemos a entrega dos diplomas de adesão aos novos membros, seguido de um cocktail onde os convidados tiveram a oportunidade de conhecer e estabelecer contacto com os seus pares na rede, assim como os convidados não aderentes tiveram a oportunidade de manifestar o seu interesse em aderir ao GCNP.


Consulte aqui as apresentações dos membros da GCNP.