Notícias

Estratégia Europeia de RS e UNGC em Aveiro foi um sucesso

Foi no passado dia 18 de fevereiro que teve lugar o evento Estratégia Europeia de Responsabilidade Social e United Nations Global Compact Meetings Aveiro 2013, no Parque de Exposições de Aveiro. 

O Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho fez a abertura do evento, num discurso onde salientou o papel das empresas na responsabilidade social e a importância que o tema tem no atual contexto. "Vale a pena dizer que a responsabilidade social das empresas deve começar dentro das empresas. Deve ser antes de mais um compromisso com o comportamento ético dos seus trabalhadores, com uma estrutura interna de gestão que seja capaz de envolver todos e, claro, com um dever de transparência que sujeite as atividades da empresa a um escrutínio amplo e objetivo. Julgo que é um entendimento da responsabilidade social como um aspeto normal da vida das empresas."

O Presidente do Conselho Económico e Social, José Silva Peneda, teve também a oportunidade de intervir e referiu-se ao contexto atual das empresas e da economia nacional e terminou a sua intervenção citando Michael Porter: “as empresas bem-sucedidas precisam de uma sociedade saudável e uma sociedade saudável precisa de empresas com sucesso".

Presentes estiveram também Marcelino Pena Costa, vice-presidente da CCP, Rafael Campos Pereira, vice-presidente da CIP, Francisco Gonçalves da CGTP Aveiro e João de Deus Pires, presidente da UGT, num painel dedicado ao tema "O Papel dos instrumentos internacionais como a ISO 26000 e os 10 Princípios do Global Compact" moderado por Mário Parra da Silva, Network Representative da Global Compact Network Portugal. 

Durante a parte da tarde, o seminário técnico contou com as participações do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Valente de Matos, Manuel Aroso da PKCE, António Areosa, Jorge Farinha e Cândida Santos da Porto Business School, Sérgio Filipe da Siemens e Dalila Tavares da Luis Simões. O encerramento ficou a cargo de Mário Parra da Silva, Network Representative da Global Compact Network Portugal.

O evento teve uma vasta cobertura nos media:

 Consulte aqui as intervenções e apresentações dos oradores

 Veja ainda as fotos do evento e o apontamento sobre o evento no Portal do Governo.