Notícias Membros

A Sonae no Grupo de Alto Nível para a Competitividade do Setor Do Retalho

A Sonae está entre as 20 Organizações que constituem o recém-criado Grupo de Alto Nível para a Competitividade do setor do Retalho.

A Comissão Europeia criou o Grupo de Alto Nível para a Competitividade do Setor do Retalho Europeu, cuja primeira reunião decorreu no passado dia 20 de janeiro, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de políticas de estímulo à competitividade do setor, a longo prazo. Este órgão consultivo é coordenado pela Direção Geral do Mercado Interno e Serviços, integrando 20 Organizações das áreas empresarial e académica, e tem como missão o acompanhamento e avaliação das medidas adotadas no Plano de Ação para o Retalho Europeu, assim como a identificação de ações para o reforço da competitividade do setor.

Luís Filipe Reis, CCCO da Sonae, diz que “a escolha da Sonae para integrar este novo Grupo de Alto Nível resulta do reconhecimento da nossa capacidade de inovação e desenvolvimento de negócios competitivos criadores de valor para todas as partes interessadas”.

Considerando que a inovação desempenha um papel fundamental na criação de vantagens competitivas no setor do retalho, a Sonae tem vindo a desenvolver trabalhos nessa área, aplicando o seu know-how em políticas de inovação, fundamentais no contexto da concorrência atual. O investimento em inovação e desenvolvimento das áreas de retalho da Sonae tem vindo a crescer acentuadamente, o que permite o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos de negócio, reforçando a liderança da Organização e a expansão das suas atividades.

Atualmente, o setor do retalho é responsável por 4,3% do PIB europeu e por 18,6 milhões de postos de trabalho em toda a Europa.

Segundo a Comissão Europeia, o setor tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia sustentável, contribuindo para impulsionar a inovação, permitindo assim o fácil acesso a produtos com uma boa relação preço-qualidade.