Skip to main content

O Desenvolvimento Sustentável representa um dos maiores desafios globais da atualidade. A consciencialização sobre a urgência de agir reflete-se diariamente na demanda dos consumidores e partes interessadas por respostas às preocupações relacionadas com os princípios integrados de sustentabilidade ambiental, social e económica.

A Agenda de 2030 tem vindo a revelar-se essencial naquela que deve ser a procura de soluções conjuntas para a criação de um novo paradigma de desenvolvimento global que vise a erradicação da pobreza, o fomento da prosperidade e bem-estar, a preservação do ambiente e o combate às alterações climáticas, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A resposta a estes desafios requer uma desconstrução dos modelos de negócio tradicionais e a construção de novas sinergias e formas de cooperação. Embora as novas políticas públicas sejam necessárias para impulsionar de forma transversal a implementação dos ODS, o sucesso da iniciativa depende muito do apoio proativo das empresas. Os ODS, além de criarem valor para os stakeholders e toda a comunidade social e empresarial envolvente, também abrem caminho para que se identifiquem novas oportunidades de mercado, se impulsionem projetos de inovação e se gerem negócios que contribuam para uma economia colaborativa e centrada nas pessoas.

Na FORteams LAB acreditamos que a sustentabilidade é um fator decisivo para a competitividade dos negócios, e o cumprimento da Agenda 2030 deve orientar a mudança necessária em todas as perspetivas ESG.

Tendo a consciência de que a indústria têxtil é, á data de hoje, a segunda indústria mais poluente do Mundo, na FORteams LAB reconhecemos a responsabilidade acrescida que isso nos traz e, por isso, assumimos o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2030. A par disto, investimos significativamente na construção de projetos de economia circular onde não exista perda de valor, tentando assim diminuir a quantidade de resíduos gerados durante o processo produtivo e assegurando o tratamento adequado das fibras e produtos em pré e pós-consumo. Além disso, procuramos dotar os nossos clientes de ferramentas de venda mais competitivas, através de projetos circulares e inovadores que possam abrir portas a novos mercados e novos modelos de negócios para todos aqueles que fazem parte da nossa cadeia de valor.

Como forma de acelerar a nossa evolução e transição para aquilo que devem ser as empresas do futuro, juntamo-nos em 2023 ao programa SDG Ambition e, também por meio dos conhecimentos adquiridos nessa participação, estabelecemos metas ambiciosas e precisas, alinhadas com aquele que deve ser o objetivo particular e global de cada um de nós – contribuir ativamente para um Mundo melhor e para modelos de negócio mais sustentáveis.

Inês Santos, Head of Sustainability Knowledge
The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton