Aliança ODS Portugal

Em setembro de 2015, com a aprovação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, o United Nations Global Compact (UNGC) e a Global Compact Network Portugal (GCNP) ficaram mandatados para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a realização de todos ODS.

No âmbito do ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, as organizações e as pessoas devem reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o Desenvolvimento Sustentável.

Foi com foco no propósito agregador deste ODS que a Global Compact Network Portugal lançou, em janeiro de 2016, a Aliança ODS Portugal.

Esta é uma iniciativa de âmbito non-business que visa criar oportunidades de diálogo multistakeholder, de modo a proporcionar às empresas participantes do UNGC uma melhor visão das expectativas das suas partes interessadas (nomeadamente ONG e Academia). A Aliança ODS Portugal é, então, composta por organizações com e sem fins lucrativos, públicas e privadas, tais como: empresas participantes do UNGC/GCNP, Universidades e Institutos Politécnicos, ONG, Municípios e outras entidades reconhecidas nas áreas da Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

A Aliança ODS Portugal é uma plataforma multistakeholder, capaz de organizar os seus membros consoante os ODS e metas que pretendem trabalhar, selecionadas através de um formulário, de forma a promover pontes de diálogo e cooperação, como advoga o ODS17, assim como criar bases sustentáveis para o desenvolvimento de parcerias e a criação de projetos, programas e ações.

Da mesma forma, a Aliança ODS Portugal pretende promover e divulgar iniciativas bem-sucedidas, possibilitando a aprendizagem horizontal e o reconhecimento internacional das iniciativas portuguesas, permitindo desta forma que sejam incluídos na Aliança ODS Portugal projetos já existentes.

A Aliança ODS Portugal dá uma especial atenção às orientações e guias oriundos da Organização das Nações Unidas, ISO, OCDE, OIT, OMS e outros organismos internacionais, bem como às diretivas e orientações emanadas da União Europeia que tenham consequências na atividade e deveres de relatório das empresas.

A Aliança ODS Portugal não dispõe de personalidade jurídica, sendo coordenada e representada pela UN Global Compact Network Portugal. A iniciativa não detém quotas obrigatórias, contudo procurará obter contribuições voluntárias das entidades que não sejam participantes do UNGC/GCNP.

INA - Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas

AHP - Associação da Hotelaria de Portugal

Câmara Municipal de Águeda

Fundação Aga Khan Portugal

Sailors for the Sea Portugal

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.
© All Rights Reserved