Aliança ODS Portugal

Em setembro de 2015, com a aprovação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, o United Nations Global Compact (UNGC) e a Global Compact Network Portugal (GCNP) ficaram mandatados para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a realização de todos ODS.

No âmbito do ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, as organizações e as pessoas devem reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o Desenvolvimento Sustentável.

Foi com foco no propósito agregador deste ODS que a Global Compact Network Portugal lançou, em janeiro de 2016, a Aliança ODS Portugal.

Esta é uma iniciativa de âmbito non-business que visa criar oportunidades de diálogo multistakeholder, de modo a proporcionar às empresas participantes do UNGC uma melhor visão das expectativas das suas partes interessadas (nomeadamente ONG e Academia). A Aliança ODS Portugal é, então, composta por organizações com e sem fins lucrativos, públicas e privadas, tais como: empresas participantes do UNGC/GCNP, Universidades e Institutos Politécnicos, ONG, Municípios e outras entidades reconhecidas nas áreas da Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

A Aliança ODS Portugal é uma plataforma multistakeholder, capaz de organizar os seus membros consoante os ODS e metas que pretendem trabalhar, selecionadas através de um formulário, de forma a promover pontes de diálogo e cooperação, como advoga o ODS17, assim como criar bases sustentáveis para o desenvolvimento de parcerias e a criação de projetos, programas e ações.

Da mesma forma, a Aliança ODS Portugal pretende promover e divulgar iniciativas bem-sucedidas, possibilitando a aprendizagem horizontal e o reconhecimento internacional das iniciativas portuguesas, permitindo desta forma que sejam incluídos na Aliança ODS Portugal projetos já existentes.

A Aliança ODS Portugal dá uma especial atenção às orientações e guias oriundos da Organização das Nações Unidas, ISO, OCDE, OIT, OMS e outros organismos internacionais, bem como às diretivas e orientações emanadas da União Europeia que tenham consequências na atividade e deveres de relatório das empresas.

A Aliança ODS Portugal não dispõe de personalidade jurídica, sendo coordenada e representada pela UN Global Compact Network Portugal. A iniciativa não detém quotas obrigatórias, contudo procurará obter contribuições voluntárias das entidades que não sejam participantes do UNGC/GCNP.

Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

UNICEF

EUIESA - International Entrepreneurship Sustainability Association

LPN - Liga para a Protecção da Natureza

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.
© All Rights Reserved