Mensagem do Presidente

Em nome da Global Compact Network Portugal (GCNP), a rede portuguesa do United Nations Global Compact, saúdo todos os que consultem este website, concebido para vos informar e auxiliar a melhor conhecer os seus programas e iniciativas, bem como estimular a adesão a este movimento global de Organizações, empresariais e outras.

O UN Global Compact é, hoje, uma entidade central na Sustentabilidade, assente em Dez Princípios. Congregando milhares de grandes organizações em todo o mundo, oferece um espaço de diálogo, um meio de ação, um referencial ético, um guia para a Agenda 2030 da ONU, uma integração reputacional, um apoio para práticas e instrumentos para execução.

A adesão ao UN Global Compact, através da GCNP, integra a Organização numa vasta família comprometida com a construção do Mundo que todos queremos, onde ninguém fique para trás e onde as gerações futuras beneficiem integralmente dos maravilhosos bens da Natureza, património comum da Humanidade e herança que teremos de deixar enriquecida e não delapidada.

Ser parte desta vasta movimento mundial é interiorizar na Organização a igualdade na diversidade, o contributo valioso de todo o Ser Humano de acordo com as suas características próprias, integrar a Organização na economia e necessidades globais, num propósito de trabalho para resolver problemas, e não criá-los, e de obter ganhos de valor pelo contributo para uma vida melhor.

Ser subscritor dos Dez Princípios do UN Global Compact é assumir um compromisso Ético com Partes Interessadas, Ambiente, Sociedade e com a própria Organização, no seu ecossistema de Trabalhadores, Acionistas, Fornecedores, Clientes e todos os que dependem da sua existência bem-sucedida. É assumir o compromisso de governar para o Bem Comum, para o valor partilhado, para a continuação da vida coletiva e organizacional, para além dos que, em cada fase, têm a responsabilidade de a conduzir.

Somos parte de uma grande realidade – a das Instituições globais que procuram construir um Mundo melhor para as gerações futuras. Mas também somos parte de um grande sonho – o de um Mundo sem barreiras, em que todos os Seres Humanos têm a possibilidade de ser felizes, livres da Pobreza, da Fome e do Medo.

Navegar neste website já é participar nestes desígnios. Bem-vindo/a.

Mário Parra da Silva
Presidente da Global Compact Network Portugal

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.
© All Rights Reserved