Women’s Empowerment Principles

A Agenda 2030 da ONU, aprovada em 2015 e constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 Metas, exortou os países a participarem ativamente na sua concretização, através de ações e medidas urgentes que congreguem o contributo de todos.

O United Nations Global Compact, a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, criada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2000, trabalha ativamente para a concretização desta agenda mundial. Portugal definiu, desde logo, o ODS 5 – Igualdade de Género como uma das suas grandes prioridades, e a Rede Portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC) tem trabalhado, desde então, junto das empresas nacionais para apoiar na concretização deste compromisso.

Em conjunto, o UN Global Compact e o UN Women criaram os Women’s Empowerment Principles (WEP), dando especial destaque ao ODS 5 – Igualdade de Género.

Os WEP assentam em sete Princípios Fundamentais
(adotados pelo seu Capítulo Português, com o apoio da Global Compact Network Portugal)

  • Princípio 1:
    Estabelecer uma liderança empresarial de alto nível para a Igualdade de Género
  • Princípio 2:
    Tratar mulheres e homens de forma justa no trabalho - respeitar e apoiar os Direitos Humanos e a não discriminação
  • Princípio 3:
    Garantir saúde, segurança e bem-estar a trabalhadoras e trabalhadores
  • Princípio 4:
    Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres
  • Princípio 5:
    Implementar práticas de desenvolvimento empresarial, cadeia de fornecimento e marketing que promovam o empowerment das mulheres
  • Princípio 6:
    Promover a igualdade através de iniciativas junto da comunidade e advocacy
  • Princípio 7:
    Medir e reportar publicamente os progressos da organização ao nível da igualdade de género

Os Women’s Empowerment Principles (WEP) são hoje considerados, à escala global, como um instrumento fundamental neste domínio.

Mais de 5000 empresas em todo o mundo assumiram o compromisso de implementar os 7 Princípios dos WEP e amplificar, de forma concreta e ambiciosa, os seus objetivos de Igualdade de Género.

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.
© All Rights Reserved