UN Global Compact
O United Nations Global Compact (UN Global Compact) é uma iniciativa especial do Secretário-Geral das Nações Unidas dedicada à sustentabilidade, que teve a sua origem numa proposta do Secretário-Geral da ONU Kofi Annan, em 2000. Criada a partir de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, assenta em Dez Princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa a integração dos mesmos ao nível da estratégia e operações das empresas.
Os Dez Princípios
Os Dez Princípios baseiam-se em declarações e convenções universalmente aceites, nomeadamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho relativa aos Princípios e Direitos Fundamentais e a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.
Desde 2015, o UN Global Compact tem também como responsabilidade contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.
Como forma de demonstração da sua concordância face aos Princípios UN Global Compact, as organizações elaboram e publicam anualmente a sua Communication on Progress (COP)/ Communication on Engagement (COE), um relatório onde divulgam as suas atividades em prol destes Princípios, o que se torna bastante útil na partilha de boas práticas e políticas entre subscritores.
Hoje, o UN Global Compact é um vasto movimento que conta já com milhares de organizações subscritoras em todo o mundo e aglomeradas em redes locais. Trabalhando em conjunto com outras agências da ONU, o UN Global Compact contribui para a sustentabilidade ao estimular e reconhecer boas práticas e políticas passíveis de aplicação.