Principles for Responsible Management Education

O PRME - Principles for Responsible Management Education é uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas, tendo sido fundada em 2007

Enquanto Plataforma que pretende elevar o perfil da sustentabilidade nas escolas a nível mundial, o PRME prepara os alunos de gestão de hoje com a consciência e com capacidades para promover a mudança, no amanhã.

Atuando em torno de Seis Princípios, o PRME procura envolver as escolas de negócios e gestão para garantir que estas capacitam os futuros líderes com as competências necessárias para equilibrar os objetivos económicos com os de sustentabilidade, enquanto dão a atenção necessária aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, procurando um alinhamento entre as instituições académicas e o trabalho desenvolvido pelo UN Global Compact.

As escolas de negócios e gestão, bem como as instituições de gestão e liderança, estão entre os atores mais influentes do mundo, uma vez que moldam as competências e a mentalidade dos futuros líderes.

A visão do PRME é criar um movimento global e impulsionar a liderança de pensamento sobre a educação em gestão responsável.

A missão do PRME é transformar o ensino da gestão e capacitar os decisores responsáveis de amanhã para fazer estimular o desenvolvimento sustentável. O PRME trabalha em estreita colaboração com o UN Global Compact para que as escolas de gestão e as empresas colaborem com ambições comuns e criem um impacte coletivo.

O PRME atua de acordo com seis Princípios:

Princípio 1

Propósito
Iremos desenvolver as capacidades dos estudantes para que estes sejam futuros geradores de valor sustentável para as empresas e a sociedade e para que trabalhem para uma economia global inclusiva e sustentável.

Princípio 2

Valores

Iremos incorporar, nas nossas atividades académicas, curriculum e praticas organizacionais os valores de responsabilidade social global retratados em iniciativas internacionais como o UN Global Compact.

Princípio 3

Método

Iremos criar frameworks educacionais, materiais, processos e ambientes que permitam experiências de aprendizagem efetivas para a liderança responsável.

Princípio 4

Investigação
Iremos envolver-nos em investigação conceptual e empírica que promova a nossa compreensão acerca do papel, dinâmica e impacte das empresas na criação de valor social, ambiental e económico sustentável.

Princípio 5

Parceria
Iremos interagir com gestores de empresas para alargar o nosso conhecimento acerca dos seus desafios no que respeita ao cumprimento de responsabilidades sociais e ambientais e para explorarmos, em conjunto, abordagens eficazes para responder a estes desafios.

Princípio 6

Diálogo
Iremos facilitar e apoiar o diálogo e debate junto de educadores, estudantes, empresas, governos, consumidores, meios de comunicação social, organizações da sociedade civil e outros grupos que tenham interesse em explorar temas críticos para a responsabilidade social e sustentabilidade global.
A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.
© All Rights Reserved