Skip to main content

ESG para PME's: Como começar?

 

A UN Global Compact Network Portugal é parceira estratégica da iniciativa ESG Week, iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial [APEE], que debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG - Environmental, Social, Governance.

Na ESG Week 2023, que decorreu entre 17 e 21 de abril, foram debatidos desafios atuais e temas como o ambicioso e abrangente pacote de medidas adotado pela Comissão Europeia, nomeadamente a Taxonomia Europeia e a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD).

A UN Global Compact Network Portugal organizou a conferência ESG para PMEs como começar? 

Num contexto de crescente apropriação do conceito das finanças sustentáveis e do seu impacto para as empresas, o léxico ESG - Environmental, Social e Governance tem vindo a ganhar terreno e tornar-se incontornável no contexto das discussões sobre sustentabilidade. Ainda sem um referencial internacionalmente reconhecido que seja claro sobre o que as empresas devem reportar, muitas discussões, ferramentas e instrumentos têm sido desenvolvidos para medir o desempenho das empresas e estruturar a sua metodologia de relato. O World Economic Forum dispõe de uma metodologia, a ISO está a desenvolver uma framework, mas as empresas está já a ser confrontadas com a obrigatoriedade de apresentar dados ESG perante necessidades de financiamento. É algo labiríntico e que carece de estudo e uma abordagem mais clara.

Esta conferência proporcionou às PME's uma orientação sobre como iniciar este percurso e partilhou as abordagens da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), do IAPMEI e do Turismo de Portugal, dando a conhecer instrumentos e ferramentas que possam ser utilizadas.

A conferência contou com a participação de representantes da APEE, IAPMEI e Turismo de Portugal, IP, que apresentaram as abordagens recomendadas e os instrumentos desenvolvidos para apoiar as PMEs. 

Assista à conferência ESG para Pmes: Como começar?

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton