Skip to main content

Ring the Bell for Gender Equality 2022

LINK PARA O WEBINAR

No dia 8 de março, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres 2022, Bolsas de Valores em todo o mundo irão promover a Cerimónia do Toque do Sino pela Igualdade de Género, este ano dedicada ao tema Gender equality today for a sustainable tomorrow.

Em Portugal, a iniciativa, copromovida pela Global Compact Network Portugal e a Euronext Lisbon, tem início às 11h00, com a mensagem de Boas-Vindas de Isabel Ucha - CEO da Euronext Lisbon, seguindo-se o Toque do Sino pela Igualdade de Género.

A iniciativa prosseguirá com a mesa Redonda, moderada por Tiago Freire (Diretor da Revista Exame), dedicada ao tema: Investimento e Retorno na Igualdade de Género. O Painel de Debate contará com a participação de:

  • Isabel Ucha - CEO da Euronext Lisbon;
  • José Soares de Pina – CEO da Altri;
  • Maria João Coelho – Head of Sustainability Knowledge do grupo BCSD;
  • Pedro Leitão – CEO do Banco Montepio.

A igualdade de género não é apenas um Direito Humano fundamental, mas uma base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável. Segundo o World Economic Forum, os efeitos da Pandemia Covid-19 amplificaram as desigualdades pré-existentes entre homens e mulheres, nomeadamente a nível laboral, com uma maior percentagem de mulheres (relativamente aos homens) a perderem os seus empregos, agravadas por um declínio na contratação de mulheres para cargos de liderança. A Global Compact Network Portugal, no âmbito do programa acelerador Target Gender Equality, lançou a Meta Nacional Para Igualdade de Género, desafiando as empresas portuguesas a alcançar 40% de Mulheres em Cargos de Decisão até 2030 [Conselho de Administração, Comissão Executiva e Direções de 1.ª Linha]. António Guterres, Secretário-geral da ONU, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro), direcionou o seu discurso para a necessidade urgente de garantir o acesso igualitário às oportunidades de aprendizagem e condições de trabalho - nomeadamente nas áreas da tecnologia, física, engenharia e matemática - de forma a que o seu prestigio venha a ser reconhecido e consigam, consequentemente, alcançar cargos de liderança em laboratórios, instituições de pesquisa e universidades.

O encerramento do evento contará com Mário Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton