Skip to main content

A sua empresa sabe e mostra que apoia e respeita os Direitos Humanos proclamados internacionalmente e que não é cúmplice de abusos dos direitos humanos? 

As empresas têm frequentemente impacto nos Direitos Humanos dos seus colaboradores e trabalhadores subcontratados, dos trabalhadores das suas cadeias de abastecimento, das comunidades em torno das suas operações e até dos utilizadores finais dos seus produtos ou serviços, direta ou indiretamente.

Como tal, as empresas têm a responsabilidade e a oportunidade de promover os Direitos Humanos em todas as suas operações, cadeias de abastecimento e não só.

Os meios de comunicação social, os colaboradores, os consumidores, os clientes, os parceiros, as ONG e os investidores estão cada vez mais atentos ao impacto das empresas sobre os Direitos Humanos.

Em resposta, as empresas responsáveis estão à procura de formas de respeitar ativamente e evitar impactes negativos sobre os Direitos Humanos - ao mesmo tempo que gerem a sua reputação.

O Business & Human Rights Accelerator é um programa de seis meses que incentiva as empresas participantes do UN Global Compact em todos os sectores e regiões a passarem do compromisso à ação em matéria de Direitos Humanos e Direitos Laborais. Através da identificação dos principais impactes, do estabelecimento de um processo contínuo de diligência devida e do desenvolvimento de um plano de ação, o Business & Human Rights Accelerator irá capacitar a sua empresa para avançar no seu percurso em matéria de Direitos Humanos.

Com o Business & Human Rights Accelerator.

Aprenderá

  • A identificar as suas responsabilidades no respeito pelos direitos humanos e pelos direitos laborais, expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
  • Como estabelecer um processo contínuo de diligência devida em matéria de Direitos Humanos, em conformidade com as normas internacionais
  • Como relatar e comunicar o seu percurso de diligência devida em matéria de Direitos Humanos, incluindo através da Comunicação sobre o Progresso, o requisito anual de divulgação pública para todos os participantes na UN Global Compact

Obterá

  • Uma perceção do ponto em que a sua empresa se encontra no seu percurso em matéria de Direitos Humanos
  • Uma avaliação dos impactos adversos reais e potenciais sobre os Direitos Humanos e a capacidade de priorizar a ação
  • A capacidade de mitigar os seus impactos sobre os direitos humanos, nomeadamente através de mecanismos de reclamação e de remediação
  • Formas de envolver as partes interessadas nos impactos empresariais
  • Um plano de ação para promover os Direitos Humanos na sua empresa e fora dela
  • Uma rede de pares, parceiros das Nações Unidas e peritos para apoiar o seu percurso em matéria de Direitos Humanos e trabalhar coletivamente para enfrentar os obstáculos persistentes à diligência devida em matéria de Direitos Humanos
  • Um certificado que demonstra a conclusão do programa

Etapa 1

OS princípios UN Global Compact relativos aos Direitos Humanos e Práticas Laborais, os UN Guiding Principles e o processo de diligência devida em matéria de Direitos Humanos. Os participantes avaliam em que ponto se encontram neste percurso.

Etapa 2

Os participantes examinam a cadeia de valor da empresa e identificam potenciais impactes

Etapa 3

Os participantes priorizam impactes relevantes sobre os Direitos Humanos e analisam o seu envolvimento com esses impactes.

Etapa 4

Desenvolvimento de ações e métricas específicas.

Etapa 5

Como envolver os stakeholders afetados de forma eficaz e comunicar os seus impactes.

Etapa 6

Mecanismos de reclamação e remediação

Testemunhos

“A integração neste programa permitiu-nos ter acesso a ferramentas para identificar, diagnosticar, prevenir e mitigar os potenciais impactos sobre os direitos humanos das nossas operações e na cadeia de valor.”
Sofia Jorge
Administradora Executiva para a Sustentabilidade, Risco, Comunicação, Pessoas e Talento, ALTRI
“Fazer parte de um programa com empresas de diferentes setores de atividade e com a participação de especialistas foi fundamental para ficarmos mais conscientes das tendências internacionais e percebermos (…) como as várias empresas (…)atuam e dão o seu contributo para um crescente respeito pelos direitos humanos.”
Jorge Sousa Teixeira
CEO, BPI Gestão de Ativos

"Participar no Business & Human Rights Accelerator permitiu-nos ter uma abordagem mais estruturada do nosso plano de ação, mapeando riscos e prioridades, com vista a resultados eficazes e efetivos"

Rita Trabulo,
Diretora de Inovação e Conhecimento com o pelouro da Sustentabilidade
CCA LAW FIRM

Eligibilidade

O UN Global Compact convida as empresas a aderirem ao programa Business & Human Rights. Para participar, as empresas devem ser participantes UN Global Compact e cumprir os seguintes critérios

  • Ser participante da UN Global Compact Network Portugal ou estar disposta a aderir antes do início do programa
  • Estarem dispostas a identificar os seus impactes sobre os Direitos Humanos e examinar uma área da sua cadeia de valor ao pormenor
  • Terem disponibilidade para nomear dois representantes que participem nas atividades e sessões do Acelerador
  • Nomear um “Embaixador" de nível executivo para acompanhar os desenvolvimentos do programa, prestar apoio e participar em eventos de alto nível.

Timeline

11 de setembro a 20 dezembro

Registo
de empresas

Fevereiro 2025

Início
do Programa

Julho 2025

Conclusão
do Programa

Pronto para participar?

Inscreva a sua empresa aqui ou contacte a Global Compact Network Portugal através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton