• Home
  • News
  • A Universidade de Coimbra coorganiza sessão na SRS 2020-2030 | A Década da Sustentabilidade

A Universidade de Coimbra coorganiza sessão na SRS 2020-2030 | A Década da Sustentabilidade

No ano em que iniciamos a "Década da Ação", tal como António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, a definiu no passado mês de janeiro, a Global Compact Network Portugal em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial [APEE] promovem a 15.ª Edição da Semana da Responsabilidade Social [SRS]. A pandemia da COVID-19 trouxe um conjunto de desafios económicos, sociais e ambientais, exigindo uma ação redobrada em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por esse motivo, inicia-se também, em 2020, a Década da Sustentabilidade, sendo este o tema da 15.ª Edição da SRS®.

 A Universidade de Coimbra, Participante do United Nations Global Compact, associou-se à Semana da Responsabilidade Social 2020, e irá coorganizar a sessão “A agenda 2030 nas Instituições de Ensino Superior: Educação, Investigação e Inovação”. Em entrevista, Amílcar Falcão [AF], Reitor desta prestigiada Instituição de Ensino, reforça que “preparar os cidadãos para os desafios que se avizinham e contribuir para a sua prevenção e resolução através da Investigação e Inovação que realiza” é a missão de uma instituição de ensino.

SRS: A Universidade de Coimbra aderiu ao UN Global Compact em 2019 e transmitiu uma mensagem clara às suas partes interessadas. A sustentabilidade é fundamental nas instituições do ensino superior?

AF: Sim. As Instituições do Ensino Superior (IES) formam cidadãos, formam os futuros líderes de amanhã. É essa a missão de uma instituição de ensino: preparar os cidadãos para os desafios que se avizinham e contribuir para a sua prevenção e resolução através da Investigação e Inovação que realiza.

SRS: Considera que a pandemia Covid-19 veio abrandar a concretização da Agenda 2030 da ONU? Quais são os principais desafios, para a Universidade, desta nova realidade?

AF: A UC fez o que tem feito nos últimos 730 anos. Reagiu sem nunca parar. Deu resposta aos seus estudantes e funcionários: apoiou os estudantes sem equipamentos eletrónicos e internet, criou uma linha de apoio emocional extraordinária, criou rastreios aleatórios, instalou pontos de controlo em todos os edifícios. Para os seus cidadãos disponibilizou a ciência e sabedoria através da dedicação exclusiva do Laboratório de Análises Clínicas da UC à deteção de COVID-19 e a participação em múltiplos projetos de investigação. Assim podemos concluir que a pandemia pode até ter acelerado alguns objetivos, estando também conscientes que outros estão a ficar altamente fragilizados e que poderão ser um problema como o crescimento económico, desemprego e pobreza.

SRS: A Universidade de Coimbra associa-se à SRS® 2020, coorganizando a sessão “A agenda 2030 nas Instituições de Ensino Superior: Educação, Investigação e Inovação”. Qual é a importância, para a organização, de se envolver na SRS® 2020 com este tema?

AF: A UC afirmou através do Plano Estratégico 19/23 a sua missão e comprometimento com o Desenvolvimento Sustentável e Neutralidade Carbónica. Como tal, a UC tem a responsabilidade não só com a sua comunidade académica, mas com todos os cidadãos e organizações através da partilha de experiências. Afinal, as Transferências de Conhecimento nas suas mais diversas formas são a Nossa Missão! Queremos ajudar as organizações a ser mais sustentáveis, quer seja através da melhoria de processos de fabrico, do desenvolvimento de novos materiais e/ou resolução de problemas que enfrentem.

SRS: Quais são os principais focos de ação da Universidade de Coimbra ao longo desta década?

AF: A Visão da UC é a de ser internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação, em que a produção de conhecimento de elevada qualidade influencie o processo educativo e aumente a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos/as e de cada um/a e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável.

SRS: Numa frase, como é que a Universidade de Coimbra define a Década da Sustentabilidade?

AF: As pessoas que fazem parte de uma Organização são a componente mais importante da estratégia adotada. E todas as pessoas são importantes para se atinja o sucesso de uma Organização. É por isso que as pessoas devem ser ouvidas, valorizadas e informadas. Se cada um sentir parte da estratégia, então a força do coletivo sairá reforçada. Tal como nas organizações, também assim o é para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta.

 

10-11-2020

 

 

Conferências

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton