Skip to main content

Climate Ambition Accelerator

O Climate Ambition Accelerator é o programa acelerador de combate às alterações climáticas do UN Global Compact, com a duração de seis meses, para empresas que procuram melhorar a sua performance ao nível do estabelecimento de metas baseadas na ciência e construir um caminho claro de transição rumo às zero emissões líquidas. Liderado pelo UN Global Compact com o apoio de Ørsted e Natura & Co, e patrocinado pelo En+ Group, o Climate Ambition Accelerator procura estimular a ação climática das empresas de todas as dimensões, setores e regiões, ajudando-as a desenvolver e assumir compromissos relevantes de redução de emissões.

Dois anos após o lançamento da campanha Business Ambition for 1.5ºC, e consciente de que o cálculo de emissões e a aprovação de metas pela SBTi - Science Based Targets initiative constituem um enorme desafio para a maioria das empresas, o UN Global Compact criou este programa acelerador.

O Climate Ambition Accelerator concretiza e amplifica a campanha Business Ambition for 1.5ºC e visa apoiar e capacitar as empresas na compreensão e gestão dos seus riscos relativos aos Gases de Efeito de Estufa (GEE), proporcionando ferramentas para apoiar na transição energética, de modo a garantir sucesso a longo prazo num planeta livre de carbono e num ambiente de negócios competitivo e sustentável.

Independentemente do patamar em que as empresas se encontrem ao nível da sustentabilidade, o Climate Ambition Accelerator irá fornecer aos participantes os conhecimentos e as competências necessários para o estabelecimento de metas alinhadas com o objetivo 1.5ºC. Através das diversas redes locais do Global Compact (como a Global Compact Network Portugal), as empresas participantes terão acesso às melhores práticas, oportunidades de partilha entre pares, sessões de capacitação e formação on-demand.

Ao longo de seis meses, as empresas terão acesso a um conjunto de ferramentas e mecanismos de apoio no cálculo das suas emissões de Scopes 1, 2 e 3, e na definição e comunicação de metas de transição energética, em linha com a SBTi - Science Based Targets initiative.

O Climate Ambition Accelerator inclui live sessions com partilha de informação técnica e o apoio do World Resources Institute, peer learning sessions para reflexão e debate de ideias, ações de formação on-demand para desenvolver autoconhecimento, e possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais para demonstrar liderança, sensibilizar outras organizações e apresentar boas práticas.

Benefícios:
  • Cálculo de emissões dos Scopes 1, 2 e 3, de acordo com os critérios da SBTi e em alinhamento com a ciência climática;
  • Demonstração de liderança e possibilidade de participar na COP26 - Conferência das Alterações Climáticas, que irá decorrer em Glasgow, em novembro de 2021;
  • Compreensão clara acerca da Science Based Targets initiative (SBTi) e do seu conceito de "net-zero", incluindo metodologias, requisitos, processos, benefícios e aplicabilidade;
  • Partilha de estratégias e acesso a oportunidades de networking entre pares;
  • Aprendizagem on-demand que possibilita que cada um aprenda ao seu ritmo;
  • Acesso a conteúdos desenvolvidos pelo UN Global Compact e pelo WRI - World Resources Institute e acesso a metodologias inovadoras e práticas pioneiras;
  • Presença nas plataformas do UN Global Compact, Business Ambition for 1.5ºC e da Science Based Targets initiative;
  • Ser membro da campanha Race To Zero da United Nations Framework Convention on Climate Change.
  • O Climate Ambition Accelerator é um programa exclusivo para empresas participantes do UN Global Compact/ Global Compact Network Portugal e signatárias da campanha Business Ambition for 1.5ºC.

Aceita o desafio?

Para mais informações, contacte-nos através de: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | 213 156 734 | 912 549 787

 

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton