Skip to main content

Mário Parra da Silva, Network Representative da UN Global Compact - Network Portugal, apresentou hoje a Aliança ODS Portugal na Sede da ONU, em Nova Iorque

Decorre em Nova Iorque o High-Level Political Forum 2017, a plataforma das Nações Unidas para a revisão da Agenda 2030, aprovada em setembro de 2015 por 193 Estados-Membro e que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para transformar o mundo até 2030.

Em Portugal, a agência das Nações Unidas Global Compact Network Portugal foi mandatada para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a concretização da Agenda 2030, tendo criado a 20 de janeiro de 2016 a Aliança ODS Portugal, que congrega empresas, confederações empresariais, administração central e local, institutos públicos, universidades, fundações e demais entidades da economia social, sindicatos, ONGDs e organizações ambientais que, em conjunto, representam o empenho da sociedade portuguesa no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Hoje, a Aliança ODS Portugal foi apresentada na sede da ONU, em Nova Iorque, por Mário Parra da Silva, Network Representative da United Nations Global Compact Network Portugal e Presidente da Aliança ODS Portugal, após uma seleção por parte da ONU de projetos de todo o mundo, que contribuem ativamente para a concretização da Agenda 2030.

A apresentação da Aliança ODS Portugal decorre no âmbito da conferência Partnership Exchange, dedicada ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas e ao ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, com moderação de Shamshad Akhtar, Subsecretária-geral das Nações Unidas, e transmissão em direto pela UN Web TV, entre as 17h e as 18h (hora de Portugal).

Amanhã, dia 18 de julho, Mário Parra da Silva integra, em representação da sociedade civil portuguesa, a Comitiva do Governo Português para a apresentação do 1.º Relatório Nacional Voluntário sobre a Implementação dos ODS em Portugal. Apenas 44 dos 193 Estados-membro que ratificaram a Agenda 2030 da ONU estarão em Nova Iorque para apresentar este primeiro relatório, sendo que Portugal é um dos poucos países europeus a fazê-lo. Trata-se, por isso, de um importante momento para Portugal, que assume perante o mundo o seu forte compromisso com a Agenda 2030, estabelecendo seis grandes prioridades: ODS 4 – Educação de Qualidade | ODS 5 – Igualdade de Género | ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas | ODS 10 – Reduzir as Desigualdades | ODS 13 – Ação Climática | ODS 14 – Proteger a Vida Marinha.

As intervenções de Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e Mário Parra da Silva, Network Representative da UN GCNP e Presidente da Aliança ODS Portugal, decorrerem entre as 20h e as 23h (Hora de Portugal).
 
Veja o vídeo aqui!
The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton