Skip to main content

Portugal lança 2ª Edição do programa acelerador SDG Ambition

O prazo para o cumprimento da Agenda 2030 aproxima-se rapidamente e a necessidade de aumentar a Ambição para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é clara: a mudança não está a ocorrer ao ritmo e escala necessários. 

Ainda é possível manter o objetivo de manter o aumento da temperatura global nos 1,5º e atingir os ODS até 2030, mas para isso será precisa uma ação urgente, em larga escala e envolvendo múltiplos stakeholders para acelerar o progresso de forma radical.  

As empresas têm de tomar uma posição clara e liderar com determinação a transformação de modelos de negócios e de economias para se tornarem mais justas e inclusivas. Temos agora uma janela de oportunidade única para desenvolver estratégias de negócio pós-pandemia 

Desenvolvido pelo United Nations Global Compact com o apoio da Accenture, SAP e 3M, o SDG Ambition é um programa acelerador de 6 meses que desafia e apoia as empresas participantes a definir objetivos empresariais ambiciosos e acelerar a integração dos 17 ODS na gestão do core business. 

Porquê aderir?

Os investidores e clientes estão cada vez mais a pedir às empresas para reduzirem as suas emissões e estabelecerem metas ambiciosas. O programa SDG Ambition capacita as empresas para avaliarem a sua performance atual, identificarem áreas de risco, descobrirem novas oportunidades em diversas unidades de negócio e tomarem medidas ambiciosas para alcançarem os ODS.   aborda uma crítica lacuna no conhecimento e permite a empresas de todas as dimensões, setores e regiões cumpram compromissos significativos para reduzir as emissões.  

Benefícios do programa

Aprendizagens:

  • Como criar prioridades estratégicas que vão acelerar o contributo da sua empresa para a Agenda 2030
  • Como definir metas alinhadas com benchmarks absolutos, que hoje podem parecer demasiado ambiciosas mas que são decisivas para liderar a transformação de economias e sociedades
  • Como abordar a gestão de sustentabilidade de forma diferente e desenvolver novos sistemas que integrem os ODS. prendizagem on-demand que permite a capa participante trabalhar ao seu próprio ritmo
  • Como incorporar objetivos e resultados de negócios com base nos ODS em processos internos e de gestão, para acelerar o progresso rumo aos ODS.
  • Como criar um business case e aumentar a dedicação da sua empresa à sustentabilidade.

Resultados:

  • Maior perceção sobre o impacto da organização, que contribuirá para o desenvolvimento de uma estratégia global de sustentabilidade
  • Capacidade para alcançar objetivos ambiciosos através de ação empresarial dirigida para o cumprimento dos ODS.
  • Uma visão de como integrar e operacionalizar objetivos ambiciosos de sustentabilidade em unidades de negócio, através de uma abordagem pioneira de integração de performance, apoiada em tecnologia adequada.
  • Ferramentas e conhecimentos fundamentais para construir um business case.
  • Maior perceção sobre os setores com maior impacto dos ODS.
  • Capacidade para desenvolver e partilhar ações empresariais ambiciosas no âmbito dos ODS, em conjunto com outros líderes de numerosas organizações.
  • Certificado de conclusão do programa. 

Elegibilidade:

Para participar no programa SDG Ambition , as empresas devem:

  • Ser participantes do UN Global Compact/ Global Compact Network Portugal, ou, não sendo, estarem dispostas a aderir à iniciativa.
  • Estar comprometidas com a definição de metas empresariais e ações para aumentar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 
  • Nomear dois representantes para participar nas atividades e eventos do programa e um “representante de nível executivo para se manter a par do decorrer do acelerador, apoiar os desenvolvimentos do programa e participar em eventos de alto nível.

Programa

  • Sessão OnBoarding;
  • Diagnóstico da organização através da ferramenta SDG Action Manager
  • Workhops de capacitação
  • Diálogos peer-to-peer facilitados por peritos locais
  • Acesso exclusivo a ferramentas, boas práticas e recursos de aprendizagem através da UN Global Compact Academy

 

Inscrição

Todas as empresas participantes do UN Global Compact podem inscrever-se para o SDG Ambition.

Além da Global Compact Network Portugal, o programa SDG Ambition é implementado por Redes Locais Global Compact em países de todos o mundo.

Candidaturas abrem a:

1 Junho 2022

Registo encerra a:

30 Setembro 2022

O programa começa em:

Outubro 2022

Para fazer a inscrição, preencha o formulário disponível na página do programa ou contacte a Global Compact Network Portugal através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Descarregue os materiais

Resultados da 1ª Edição

Apresentação

FAQS

Brochura

 

 

 

 

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton