Skip to main content

Semana da Responsabilidade Social

Entre 22 e 25 de novembro, a UN Global Compact Network Portugal apoia a Semana da Responsabilidade Social 2022, organizada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial no auditório do Grupo Águas de Portugal.

A UN Global Compact Network Portugal participa também neste evento através da organização de três conferências multistakeholder que debaterão temas relacionados com a ação desta organização a nível mundial e nacional, nomeadamente o reporte de sustentabilidade, a proteção dos oceanos, a conferência COP27 e as emissões de gases com efeitos de estufa.

Conferência Sustainability Reporting: Trends & Standards
22 novembro | 14h30

Os esforços para implementar o Acordo de Paris e limitar o aumento da temperatura global a 1,5º C resultaram, na Europa, na criação de um conjunto de mecanismos regulatórios que aumentam a responsabilidade das empresas no contexto dos seus compromissos com a neutralidade carbónica.

Além de procurar acelerar o financiamento da transição climática europeia e orientar o investimento para atividades e projetos sustentáveis, os novos regulamentos e diretivas aumentarão, a partir do final de 2022, o nível de exigência no reporting dos fatores de sustentabilidade e investimento financeiro das empresas.

A introdução de novas obrigações vem alterar de forma inigualável o contexto de reporting, ao colocar a informação ambiental, social e de governance a par com a informação financeira, mas também porque alarga essa exigência a empresas não europeias, promovendo o que se espera ser o alargamento desta tendência a outras regiões do mundo. O propósito é claro: utilizar o potencial do mercado europeu para alavancar a transição para um sistema económico e financeiro sustentável e inclusivo, em linha com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, indo de encontro à crescente exigência dos múltiplos stakeholders, como clientes, colaboradores e mercados financeiros em termos de informação fiável, clara e atualizada.

A partir de 2024 todas as empresas ficarão equiparadas relativamente às exigências de reporting. A forma como correspondem a esta crescente pressão pública e regulatória vai determinar não só o seu próprio sucesso, mas também o dos desafios que hoje se colocam a toda a Humanidade.

Esta Conferência tem como objetivo apresentar as novas tendências e referenciais de reporting para apoiar as empresas no mapeamento dos seus requisitos atuais e futuros.

Global Goals, Ocean Opportunities
23 novembro | 9h30

Os Oceanos são também a chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as decisões que sobre os mesmos tomarmos nesta década serão decisivas para as gerações futuras. Os Oceanos encerram simultaneamente os maiores desafios e o maior potencial para aplacar a crise mundial que se avizinha e torna-se imperativo e urgente restabelecer a sua saúde, biodiversidade e produtividade, para que possa ser uma fonte sustentável de alimento, energia, minerais, saúde e transporte para a população mundial que tão rápido cresce.

Muitas organizações já corresponderam a essa chamada e, através de plataformas como a UN Global Compact Ocean Stewardship Coalition, empresas, organizações da sociedade civil e Governos trabalham em conjunto para encontrar novas formas de explorar o potencial dos Oceanos tendo por base os Dez Princípios do UN Global Compact, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Princípios para um Oceano Sustentável

Assegurar um ambiente marinho saudável não é apenas necessário para que muitas empresas continuem a operar a longo prazo, mas a inovação e o investimento em novas soluções proporcionam também significativas oportunidades de negócio pelas necessidades que irão colmatar.

A capacidade e as competências da comunidade empresarial são essenciais para ultrapassar os desafios que os Oceanos nos oferecem.

Esta Conferência pretende ser um espaço de reflexão sobre as atividades ligadas aos oceanos, começando por explorar as atividades económicas que causam mais impacto e, no segundo painel, apresentando plataformas e soluções inovadoras na exploração deste importante recurso natural.

Cop27 Follow-Up & Mitigation Strategies
24 novembro | 14h30

A Ciência é clara. O relatório de 2022 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas estabelece sem qualquer dúvida que a janela para a ação climática está a fechar-se rapidamente. Sem a aplicação de profundas mudanças que promovam uma redução drástica da emissão de gases com efeitos de estufa, existe maior dificuldade de proteger o planeta dos efeitos causados pelo aquecimento global.

A Conferência das Partes da UNFCCC (COP 27), em Novembro, contituiu uma oportunidade decisiva para os governos reverem a sua ambição no que concerne aos objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa para se manter o alinhamento com o Acordo de Paris. Ao mesmo tempo, foi um convite para que as empresas realizem a transição energética e introduzam inovação nos seus modelos de negócio, em linha com um cenário de baixo carbono.

A COP27, já apelidada de “conferência da implementação”, debateu ao longo de 12 dias o financiamento e a forma de implementação dos compromissos assumidos, a mitigação de gases com efeitos de estufa, adaptação climática, o impacto do clima no crescimento económico e a compensação destes impactos nos países em desenvolvimento.

As empresas portuguesas estão atentas ao atual cenário climático global e marcarão presença na COP27. Nesta sessão, empresas participantes da UN Global Compact Portugal partilham a sua visão sobre os resultados e principais conclusões da sua participação na Conferência das Partes.

Nesta conferência terá também lugar a Climate Open Session III, durante a qual Ricardo Vieira, Facilitator Lead do programa UN Global Compact, Climate Ambition Accelerator, apresentará um conjunto de Estratégias de Redução de Emissões de gases com efeito de estufa, nos âmbitos 1, 2 e 3.

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton