Skip to main content

ESG Week 2023 - Conferências Global Compact

A UN Global Compact Network Portugal é parceira estratégica da iniciativa ESG Week 2023, a segunda edição da iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial [APEE], que debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG - Environmental, Social, Governance.

Num encontro onde serão debatidos desafios atuais e temas como o ambicioso e abrangente pacote de medidas adotado pela Comissão Europeia, nomeadamente a Taxonomia Europeia e a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) , a UN Global Compact Network Portugal organiza duas conferências destinadas a abordar temas relevantes para as empresas participantes UN GCNP e o setor privado em geral.

Sessão V | 18 de abril | 11h30 – 13h00

Fórum para a Integridade 

Uma conferência conjunta com a APEE,  Fórum para a Integridade visa marcar o relançamento da Plataforma Portuguesa para a Integridade, constituída em 2019, à luz da nova Estratégia Nacional Anticorrupção. A PPI surge na sequência da Campanha Anticorrupção da UN Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorreu em Portugal entre setembro e dezembro de 2019, visando o desenvolvimento estratégico de projetos e iniciativas com impacte efetivo na sociedade. 

A PPI é constituída pelos signatários da Campanha Anticorrupção, com o objetivo de aprofundar as questões da Integridade, da Transparência, da Ética e da Governação.

A PPI toma em consideração os referenciais abaixo na promoção da integridade e na definição da estratégia:

A conferência contará com a participação de Joana Marques Vidal como Key Note Speaker e com António Pires da Graça, Presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção. 

Será também realizada uma cerimónia protocolar de renovação e adesão das empresas à PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade

Sessão XI | 20 de abril | 11h30 – 13h00 

ESG para PME's: Como começar?

Num contexto de crescente apropriação do conceito das finanças sustentáveis e do seu impacto para as empresas, o léxico ESG - Environmental, Social e Governance tem vindo a ganhar terreno e tornar-se incontornável no contexto das discussões sobre sustentabilidade. Ainda sem um referencial internacionalmente reconhecido que seja claro sobre o que as empresas devem reportar, muitas discussões, ferramentas e instrumentos têm sido desenvolvidos para medir o desempenho das empresas e estruturar a sua metodologia de relato. O World Economic Forum dispõe de uma metodologia, a ISO está a desenvolver uma framework, mas as empresas está já a ser confrontadas com a obrigatoriedade de apresentar dados ESG perante necessidades de financiamento. É algo labiríntico e que carece de estudo e uma abordagem mais clara.

Esta Conferência irá abordar estas questões e proporcionar às PME's uma orientação sobre como iniciar este percurso e partilhar as abordagens da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), do IAPMEI e do Turismo de Portugal, dando a conhecer instrumentos e ferramentas que possam utilizar

A conferência contará com a participação de representantes da APEE, IAPMEI e Turismo de Portugal, IP, que apresentarão as abordagens recomendadas e os instrumentos desenvolvidos para apoiar as PMEs. 

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton