Skip to main content

Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano 2025 (UNOC3)

No contexto da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano de 2025 (UNOC 3), coorganizada por França e Costa Rica, destacou-se como um marco decisivo deste ano para a mobilização global para a proteção do oceano.

A UNOC 3 reuniu cerca de 15.000 participantes, incluindo mais de 60 Chefes de Estado e de Governo e culminou no Nice Ocean Action Plan — um plano de ação ambicioso que integra uma declaração política e mais de 800 compromissos voluntários assumidos por governos, cientistas, agências das Nações Unidas e sociedade civil.

O UN Global Compact Portugal marcou presença, juntamente com outras redes, promovendo a participação ativa de empresas portuguesas em certos eventos, com o objetivo de reforçar o papel e a voz do setor privado na economia azul e no uso sustentável do oceano.

Eventos da UN Global Compact Network Portugal: 

 

  • 9 de junho: "From Nice to Belém: Maintaining and Enhancing the Momentum on Ocean Protection"

Representantes empresariais de vários países reuniram-se para discutir soluções concretas na mitigação climática, adaptação e transição energética. Este encontro procurou estabelecer uma ponte entre a Conferência da ONU em Nice e futuras negociações internacionais, como a Conferência da ONU sobre o Oceano em Belém (2025), mantendo o oceano no centro das decisões políticas e empresariais. Durante este evento foram partilhados casos práticos de empresas que lideram em energias renováveis e estratégias de descarbonização com vista ao cumprimento das metas de emissões líquidas zero.

 

  • 11 de junho: "Blue Value, Shared Future: Mediterranean Business Innovation for a Sustainable Blue Economy"

Reuniu membros do grupo de trabalho GC for Med, destacando o papel fundamental da inovação empresarial na transição para uma economia azul sustentável e resiliente. O debate centrou-se na importância do investimento em tecnologia, financiamento orientado para o impacto e no papel estratégico do turismo costeiro.

 

  • 12 de junho: "Partnerships for Ocean Protection: Mobilizing all actors on Mediterranean protection "

Abordou temas como parcerias público-privadas, conservação da biodiversidade marinha, gestão de resíduos, energias renováveis offshore e turismo sustentável. Esta sessão reforçou a importância da colaboração multissetorial como instrumento essencial para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com o oceano.

A presença ativa do UN Global Compact Portugal nestes encontros reforça o seu compromisso em mobilizar o setor empresarial nacional na ação climática e na proteção dos ecossistemas marinhos, contribuindo para soluções práticas, inovadoras e colaborativas em prol da sustentabilidade do oceano.

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton