Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano 2025 (UNOC3)
No contexto da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano de 2025 (UNOC 3), coorganizada por França e Costa Rica, destacou-se como um marco decisivo deste ano para a mobilização global para a proteção do oceano.
A UNOC 3 reuniu cerca de 15.000 participantes, incluindo mais de 60 Chefes de Estado e de Governo e culminou no Nice Ocean Action Plan — um plano de ação ambicioso que integra uma declaração política e mais de 800 compromissos voluntários assumidos por governos, cientistas, agências das Nações Unidas e sociedade civil.
O UN Global Compact Portugal marcou presença, juntamente com outras redes, promovendo a participação ativa de empresas portuguesas em certos eventos, com o objetivo de reforçar o papel e a voz do setor privado na economia azul e no uso sustentável do oceano.
Eventos da UN Global Compact Network Portugal:
- 9 de junho: "From Nice to Belém: Maintaining and Enhancing the Momentum on Ocean Protection"
Representantes empresariais de vários países reuniram-se para discutir soluções concretas na mitigação climática, adaptação e transição energética. Este encontro procurou estabelecer uma ponte entre a Conferência da ONU em Nice e futuras negociações internacionais, como a Conferência da ONU sobre o Oceano em Belém (2025), mantendo o oceano no centro das decisões políticas e empresariais. Durante este evento foram partilhados casos práticos de empresas que lideram em energias renováveis e estratégias de descarbonização com vista ao cumprimento das metas de emissões líquidas zero.
- 11 de junho: "Blue Value, Shared Future: Mediterranean Business Innovation for a Sustainable Blue Economy"
Reuniu membros do grupo de trabalho GC for Med, destacando o papel fundamental da inovação empresarial na transição para uma economia azul sustentável e resiliente. O debate centrou-se na importância do investimento em tecnologia, financiamento orientado para o impacto e no papel estratégico do turismo costeiro.
- 12 de junho: "Partnerships for Ocean Protection: Mobilizing all actors on Mediterranean protection "
Abordou temas como parcerias público-privadas, conservação da biodiversidade marinha, gestão de resíduos, energias renováveis offshore e turismo sustentável. Esta sessão reforçou a importância da colaboração multissetorial como instrumento essencial para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com o oceano.
A presença ativa do UN Global Compact Portugal nestes encontros reforça o seu compromisso em mobilizar o setor empresarial nacional na ação climática e na proteção dos ecossistemas marinhos, contribuindo para soluções práticas, inovadoras e colaborativas em prol da sustentabilidade do oceano.