Skip to main content

Climate Ambition Accelerator

O Climate Ambition Accelerator é o programa acelerador de combate às alterações climáticas do UN Global Compact, com a duração de seis meses, para empresas que procuram melhorar a sua performance ao nível do estabelecimento de metas baseadas na ciência e construir um caminho claro de transição rumo às zero emissões líquidas. Liderado pelo UN Global Compact com o apoio de Ørsted e Natura & Co, e patrocinado pelo En+ Group, o Climate Ambition Accelerator procura estimular a ação climática das empresas de todas as dimensões, setores e regiões, ajudando-as a desenvolver e assumir compromissos relevantes de redução de emissões.

Dois anos após o lançamento da campanha Business Ambition for 1.5ºC, e consciente de que o cálculo de emissões e a aprovação de metas pela SBTi - Science Based Targets initiative constituem um enorme desafio para a maioria das empresas, o UN Global Compact criou este programa acelerador.

O Climate Ambition Accelerator concretiza e amplifica a campanha Business Ambition for 1.5ºC e visa apoiar e capacitar as empresas na compreensão e gestão dos seus riscos relativos aos Gases de Efeito de Estufa (GEE), proporcionando ferramentas para apoiar na transição energética, de modo a garantir sucesso a longo prazo num planeta livre de carbono e num ambiente de negócios competitivo e sustentável.

Independentemente do patamar em que as empresas se encontrem ao nível da sustentabilidade, o Climate Ambition Accelerator irá fornecer aos participantes os conhecimentos e as competências necessários para o estabelecimento de metas alinhadas com o objetivo 1.5ºC. Através das diversas redes locais do Global Compact (como a Global Compact Network Portugal), as empresas participantes terão acesso às melhores práticas, oportunidades de partilha entre pares, sessões de capacitação e formação on-demand.

Ao longo de seis meses, as empresas terão acesso a um conjunto de ferramentas e mecanismos de apoio no cálculo das suas emissões de Scopes 1, 2 e 3, e na definição e comunicação de metas de transição energética, em linha com a SBTi - Science Based Targets initiative.

O Climate Ambition Accelerator inclui live sessions com partilha de informação técnica e o apoio do World Resources Institute, peer learning sessions para reflexão e debate de ideias, ações de formação on-demand para desenvolver autoconhecimento, e possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais para demonstrar liderança, sensibilizar outras organizações e apresentar boas práticas.

Benefícios:
  • Cálculo de emissões dos Scopes 1, 2 e 3, de acordo com os critérios da SBTi e em alinhamento com a ciência climática;
  • Demonstração de liderança e possibilidade de participar na COP26 - Conferência das Alterações Climáticas, que irá decorrer em Glasgow, em novembro de 2021;
  • Compreensão clara acerca da Science Based Targets initiative (SBTi) e do seu conceito de "net-zero", incluindo metodologias, requisitos, processos, benefícios e aplicabilidade;
  • Partilha de estratégias e acesso a oportunidades de networking entre pares;
  • Aprendizagem on-demand que possibilita que cada um aprenda ao seu ritmo;
  • Acesso a conteúdos desenvolvidos pelo UN Global Compact e pelo WRI - World Resources Institute e acesso a metodologias inovadoras e práticas pioneiras;
  • Presença nas plataformas do UN Global Compact, Business Ambition for 1.5ºC e da Science Based Targets initiative;
  • Ser membro da campanha Race To Zero da United Nations Framework Convention on Climate Change.
  • O Climate Ambition Accelerator é um programa exclusivo para empresas participantes do UN Global Compact/ Global Compact Network Portugal e signatárias da campanha Business Ambition for 1.5ºC.

Aceita o desafio?

Para mais informações, contacte-nos através de: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | 213 156 734 | 912 549 787

 

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton