• Home
  • Notícias
  • Business & Human Rights Accelerator: o novo programa acelerador UN Global Compact

Business & Human Rights Accelerator: o novo programa acelerador UN Global Compact

Os direitos humanos são inerentes a todas as pessoas. Incluem o direito à vida e à segurança física, o direito à liberdade de pensamento, expressão e religião, a liberdade de associação e de movimento, direito à educação e ao trabalho, a vida familiar e privacidade, alimentação e água, liberdade da tortura, escravatura ou trabalho forçado, o direito condições de trabalho justa e decentes e à não discriminação.

As empresas podem promover a dignidade e a igualdade para todos, respeitando os direitos humanos e os direitos laborais. Para além de ser a coisa certa a fazer, respeitar os direitos humanos tem um forte argumento empresarial e jurídico, pois assegura que os negócios continuem a crescer e tenham licença para operar.

Existe um fosso persistente entre as aspirações das empresas e a ação empresarial em matéria de direitos humanos: embora mais de 90% dos participantes empresariais do Pacto Global da ONU tenham políticas de direitos humanos em vigor, apenas 18% realizam avaliações de impacto sobre os direitos humanos.

Embora muitas empresas possam acreditar que estão a cumprir os seus compromissos em matéria de direitos humanos, a existência de um processo eficaz de HRDD permite que as empresas tomem medidas para conhecer e mostrar que respeitam os direitos humanos.

No cenário atual de crescente tendência regulamentar no sentido de uma legislação obrigatória de diligência devida em matéria de direitos humanos, e do preocupante retrocesso dos direitos humanos em todo o mundo, o programa UN Global Compact Business & Human Rights Accelerator fornecerá uma orientação profunda e prática, e mobilizará as empresas para se tornarem campeãs dos direitos humanos - e, em última análise, uma força poderosa para o bem.

Objetivos do Programa

O Business & Human Rights Accelerator visa apoiar as empresas mundiais a passar da política aos compromissos para agir com respeito e apoio aos direitos humanos - através da implementação de um processo contínuo de diligência devida em matéria de direitos humanos e do estabelecimento de metas concretas para abordar as questões de direitos humanos mais importantes dentro da organização.

 A participação no acelerador permitirá:

Estabelecer a linha de base: Apoiar as empresas a compreenderem a sua responsabilidade de respeitarem os direitos humanos e laborais, em alinhamento com as normas e convenções internacionais, incluindo as UNGPs

Definir a fasquia: desafiar as empresas a evoluir de uma abordagem de riscos para o negócio para uma abordagem de riscos para as pessoas

Fechar lacunas de coerência e criar maior impacto através da mobilização das empresas para avançarem no seu percurso pelos Direitos Humanos viagem e, ao fazê-lo, a criar valor para os negócios

Interligar e aprender com outras empresas e partilhar as melhores práticas através de experiências de aprendizagem entre pares

 Benefícios do Programa:

As empresas que participam no Acelerador BHR irão:

  • Avançar no seu percurso de diligência devida em matéria de direitos humanos
  • Determinar em que ponto se encontram no seu percurso de direitos humanos 
  • Ser capazes de envolver os stakeholders diretamente afetados em matérias de impactos sobre os direitos humanos
  • Desenvolver um plano de acção para mitigar os seus impactos sobre os direitos humanos 
  • Compreender os mecanismos de reclamação e compensação 
  • Obter competências para relatar e comunicar sobre o seu percurso da diligência devida em matéria de direitos humanos

Requisitos para a participação:

  • 2 Funcionários da empresa para participar nas sessões de capacitação
  • 1 Campeão executivo a apoiar o programa e apresentar o trabalho a nível executivo

 Sugestão de participantes:

  • Profissionais de Sustentabilidade
  • Profissionais de Corporate Governance e Gestão de Risco
  • Colegas de compliance de Sustentabilidade/Social dentro da cadeia de fornecimento
  • Profissionais de Recursos Humanos

Registe-se

Descarregue os materiais:

Brochura Apresentação FAQs

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton