Business & Human Rights Accelerator
Os direitos humanos são inerentes a todas as pessoas. Incluem o direito à vida e à segurança física, o direito à liberdade de pensamento, expressão e religião, a liberdade de associação e de movimento, direito à educação e ao trabalho, a vida familiar e privacidade, alimentação e água, liberdade da tortura, escravatura ou trabalho forçado, o direito condições de trabalho justa e decentes e à não discriminação.
As empresas podem promover a dignidade e a igualdade para todos, respeitando os direitos humanos e os direitos laborais. Para além de ser a coisa certa a fazer, respeitar os direitos humanos tem um forte argumento empresarial e jurídico, pois assegura que os negócios continuem a crescer e tenham licença para operar.
Existe um fosso persistente entre as aspirações das empresas e a ação empresarial em matéria de direitos humanos: embora mais de 90% dos participantes empresariais do Pacto Global da ONU tenham políticas de direitos humanos em vigor, apenas 18% realizam avaliações de impacto sobre os direitos humanos.
Embora muitas empresas possam acreditar que estão a cumprir os seus compromissos em matéria de direitos humanos, a existência de um processo eficaz de HRDD permite que as empresas tomem medidas para conhecer e mostrar que respeitam os direitos humanos.
No cenário atual de crescente tendência regulamentar no sentido de uma legislação obrigatória de diligência devida em matéria de direitos humanos, e do preocupante retrocesso dos direitos humanos em todo o mundo, o programa UN Global Compact Business & Human Rights Accelerator fornecerá uma orientação profunda e prática, e mobilizará as empresas para se tornarem campeãs dos direitos humanos - e, em última análise, uma força poderosa para o bem.
Objetivos do Programa
O Business & Human Rights Accelerator visa apoiar as empresas mundiais a passar da política aos compromissos para agir com respeito e apoio aos direitos humanos - através da implementação de um processo contínuo de diligência devida em matéria de direitos humanos e do estabelecimento de metas concretas para abordar as questões de direitos humanos mais importantes dentro da organização.